Sesc PR
Paraná
Diálogos
Diálogos

Eu e o duplo: Introdução à Autoficção, com Luigi Ricciardi

l

02/10/2025 | 19h às 21h

Sesc Londrina Cadeião

Gratuito

A autoficção tem ganhado crescente relevância no cenário literário, sendo adotada por escritores de diversas partes do mundo como um meio de expressão que articula memória, subjetividade e ficção. No Brasil e no exterior, autores como Annie Ernaux, Karl Ove Knausgård, Ricardo Lísias e João Silvério Trevisan têm explorado essa escrita híbrida, atraindo leitores e gerando debates sobre os limites entre a realidade e a invenção na literatura. A partir da interseção entre autobiografia e ficção, esse gênero tem sido amplamente explorado por escritores contemporâneos como uma forma de repensar os limites entre realidade e invenção na literatura. Combinando memória pessoal e artifícios narrativos próprios da ficção, a autoficção se tornou um campo de grande interesse tanto para escritores quanto para leitores e pesquisadores.

O escritor e pesquisador Luigi Ricciardi, em seu doutorado em literatura, estudou justamente a autoficção, tentando entender o gênero e mapear a produção autoficcional (e de gêneros correlatos) feita em países como o Brasil e a França, expoentes mundiais nesse subgênero romanesco. Neste encontro, vai apresentar e discutir um dos gêneros literários mais instigantes da contemporaneidade, abordando origens e os principais conceitos, destacando como esse gênero se diferencia da autobiografia tradicional e do romance autobiográfico. Além disso, serão discutidas as principais características da autoficção, como o uso do “eu” autoral, a fusão entre vida real e construção literária e os efeitos desse jogo entre verdade e invenção na recepção do leitor.

_____
Luigi Ricciardi é o nome artístico do paranaense Luis Claudio Ferreira Silva. Nascido em Londrina, morou muitos anos em Maringá antes de voltar para sua cidade natal. Formado em Letras Português/Francês, Luigi é fundador do Universo Francês, onde ministra aulas da língua de Molière. Publicou vários livros de contos antes de lançar “Os passos vermelhos de John: ou a invenção do tempo” (Penalux, 2020), seu primeiro romance. O escritor mantém a Acrópole Revisitada, canal literário no YouTube criado durante seu doutorado em Literatura. Foi professor da UEM e agora trabalha na UEL. É um dos tradutores do livro As revelações de Arsène Lupin (Madrepérola, 2022), entre outros livros. Também é mediador de mesas literárias e trabalha como editor-assistente.

Serviço:

Data e Horário:
02/10/2025 | 19h às 21h
Endereço:
Rua Sergipe, 52
Sesc Londrina Cadeião:
Este evento faz parte de

Café com Quê?

Café com leite, café com bolacha, café com bolinho de chuva, café com amigos, café com frio, café com filme, café com música, café com rock, café com beleza, café com... O café é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento paranaense, com destaque para o Norte do estado. Pensando no resgate dessa memória, o Café com […]