16/08/2025 | 19h às 20h
Museu Oscar Niemeyer - MON
Sobre o livro
Os casos mais inusitados do meio jurídico contados com bom humor, mistura de ficção e realidade.
Embora os profissionais da lei sejam sérios, pois a seriedade deve mesmo nortear suas decisões, por trás dessa imagem há pessoas comuns, com o dia a dia repleto de fatos curiosos e hilários. Esses fatos, passados despercebidos pela maioria da sociedade, foram usados como base para a criação dos contos dessa divertida coletânea, com os operadores do direito tentando disfarçar o espanto e o riso diante dos acontecimentos surreais por vezes enfrentados.
Mesmo quem conhece o cotidiano de uma delegacia de polícia se surpreende: o que você faria se fosse o delegado e tivesse de resolver o sequestro de um bebê extraterrestre por seu pai alienígena? E como resolver o problema do caminhão apreendido cheio de fezes, “depositado” na frente da delegacia?
Adentrando no mundo da toga, veremos o esforço do juiz eleitoral para convencer os munícipes da importância da urna eletrônica, tendo como concorrência o enterro de um cidadão proeminente da localidade.
As relações sociais dos profissionais do direito tampouco escapam do excêntrico, como se verá nos esforços da esposa do promotor de justiça para servir o jantar à socialite da cidade, tendo como ajudante uma funcionária que não sabia nem utilizar a descarga do banheiro.
Na obra “Entre causos e causas, rir é a melhor sentença” os leitores são convidados a embarcar em uma viagem deliciosa, onde o riso é tratado de forma respeitosa, afinal, as risadas deveriam ser prescritas para as pessoas como doses de remédio (“tantas doses de risadas por dia”). Os textos são leves, de leitura rápida, e poderão ser degustados de forma independente, ao seu bel prazer. Pegue seu cálice de vinho e um sofá confortável; ou uma xícara de café na confeitaria. E boa leitura.
Sobre Sil Loyola
Sil Loyola é numa observadora atenta do cotidiano e contadora de histórias por vocação. Nascida em Curitiba, Estado do Paraná, cidade onde reside, é formada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, com pós-graduação pela mesma instituição. Atuou como assessora jurídica do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do Paraná. Em 2024 teve um conto publicado na coletânea Contos do Mar, organizada pela Editora Metamorfose. No mesmo ano, lançou sua primeira obra solo: Entre Causos e Causas, Rir é a Melhor Sentença. Quando não está mergulhada na escrita ou na leitura, encontra inspiração na natureza, aprecia bons filmes, músicas que tocam a alma e momentos simples com a família.