Sesc PR
Paraná
Diálogos
Diálogos

Café com Quê?: Cinemátika, Vol. 1 - Roteiros para Curta-metragem, com Rodrigo Grota

l

31/10/2025 | 19h às 21h

Sesc Londrina Cadeião

Gratuito

Cineasta experiente, Rodrigo Souza Grota já dirigiu mais de 30 projetos entre longas, curtas e séries de TV, conquistando mais de 70 prêmios em festivais nacionais e internacionais.

Para marcar sua trajetória no cinema, está lançando o livro Cinemátika – Volume 1: Roteiros para Curta-metragem, que traz roteiros de 12 curtas que escreveu e dirigiu, além de propostas de direção, anotações, desenhos e fotos. Os roteiros selecionados para integrar o livro foram escritos entre 2005 e 2025 e incluem curtas que conquistaram mais de 50 prêmios em festivais nacionais e internacionais (13 somente no Festival de Gramado): Satori Uso (2007), Booker Piitman (2008), Haruo Ohara (2010), O castelo (2013), Jardim Tókio (2014), O Nadador – Uma história de Tetsuo Okamoto (2014), Instruções para abertura do segredo (2018), A primeira manhã (2019), A última noite (2019), Blackout (2022), O assassinato de pé de veludo (2025) e Sombria (2025).

Este projeto acontece justamente quando percebe-se uma busca crescente pela publicação de roteiros como ferramenta de ensino e estímulo a novas produções para Cinema e TV, além de uma demanda local pela publicação sobre estudos  teóricos  que possam estimular a produção.

Neste encontro ele apresentará não apenas o livro, mas, também, conversará com o público sobre o processo de escrita de roteiros de ficção para curtas-metragens e das possibilidades que o livro oferece, entre elas apresentar aspectos da dramaturgia para cinema e do processo de direção de um filme, a fim de contribuir para a formação de novos roteiristas em Londrina e para a escrita de curtas-metragens; a produção de roteiros não narrativos e com uma abordagem poética; formas de aproximar estudantes da Rede Pública de Ensino de Londrina dos meios de produção do Audiovisual; além de ampliar o público leitor de obras teóricas sobre Escrita Criativa para Cinema.

___________
Nascido em Marília (SP) em 1979, Rodrigo Souza Grota vive em Londrina desde 1997. Dirigiu mais de 30 projetos, entre longas, curtas e séries de TV, conquistando mais de 70 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Doutor e Mestre em Literatura, é formado em Jornalismo e Especialista em Filosofia – cursos realizados na Universidade Estadual de Londrina. Sócio da produtora Kinopus desde 2014, é o Idealizador da Kinoarte (Instituto de Cinema de Londrina), que coordenou entre 2003 e 2013. Seus filmes também foram analisados em estudos acadêmicos e é autor dos livros ‘Anotações para o leste’ e ‘Fantasmátika – Teoria para um Cinema Poético’, além da peça de teatro ‘O Homem de Costas’. Seus filmes foram selecionados para festivais de cinema em 23 países, além de serem exibidos em variados canais de TV (Universal Channel, Films and Arts, AMC, ESPN, Canal Brasil, TV Cultura, Canal Futura, TV Brasil, Canal Curta, TV5 Monde, TV Câmara, Canais Globo); e em plataformas de streaming (Amazon Prime Video, Globoplay, iTunes, Looke, Microsoft, Net Now, Vivo Play, Google Play, Apple TV). Em 2024, estreou quatro projetos: o filme experimental “O Homem Crocodilo”, sobre o inconsciente estético em Arrigo Barnabé; o doc “Sebastião Leme – O Fotógrafo Inventor”; além da série de TV “Dramaturgias”, produzida para o circuito de TVs públicas; e a série “Libertárias”, para o Canal Curta!. É idealizador e Coordenador do Núcleo de Cinedramaturgia Dramátika, que desde 2018 investiga as relações entre Cinema e Teatro a partir da produção de peças e filmes, além de uma série de atividades formativas.

Serviço:

Data e Horário:
31/10/2025 | 19h às 21h
Endereço:
Rua Sergipe, 52
Sesc Londrina Cadeião:
Este evento faz parte de

Café com Quê?

Café com leite, café com bolacha, café com bolinho de chuva, café com amigos, café com frio, café com filme, café com música, café com rock, café com beleza, café com... O café é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento paranaense, com destaque para o Norte do estado. Pensando no resgate dessa memória, o Café com […]