Sesc PR
Paraná
Diálogos
Diálogos

Café com Quê?: Céu branco, colônia matadouro, com Luan Valero

16

06/06/2024 | 19h às 21h

Sesc Londrina Cadeião

Gratuito

Nesta palestra, o ator e dramaturgo Luan Valero traz seu texto dramático “Céu branco, colônia matadouro” criado entre os anos de 2020 e 2022, através do TUSP – Teatro da USP.

Em 2020, em meio à pandemia de covid-19, o dramaturgo reuniu um grupo de pessoas negras, artistas de teatro, para debater a pertinência e a possível criação de um projeto de montagem formado majoritariamente por pessoas negras. A interseccionalidade, conceito cunhado por Kimberle Crenshaw, foi o primeiro tema de discussão, ressaltando a importância do cruzamento de marcadores sociais, raciais e de gênero para se compreender pautas identitárias e possibilitando um possível diálogo entre causas. Assim, junto ao grupo de estudos que se reunia remotamente, Valero começou a escrever o argumento do texto que, basicamente, tinha por premissa tratar da causa animal na perspectiva de um autor vegano e a pauta antirracista. Além destes temas, a obra se vale da perspectiva de Tempo Espiralar, presente em mitologias e conhecimentos ancestrais, trazido à voga pela Professora Leda Maria Martins; e Afrofuturismo, conceito ainda em aberto de expressão e representação negra em imaginários futuristas.

O texto foi selecionado no segundo edital “Dramaturgias em Processo”, na categoria Dramaturgias do tempo, do TUSP – Teatro da USP, que previa a escrita e a publicação de obras inéditas. A publicação está prevista para o primeiro semestre de 2024. O debate será entrelaçado por leituras de trechos, bem como de algumas das obras que embasaram seu processo criativo.

_______

Luan Valero nasceu na região dos Cinco Conjuntos, em Londrina. Aos 13 anos começou a fazer teatro em um projeto social e aos 15, passou a estudar na Escola Municipal de Teatro de Londrina/FUNCART, onde se formou em 2007. Em 2008, com o Grupo Casca, encenou “de Novo”, espetáculo criado a partir de seu primeiro texto.

Em 2009 passou a integrar o Núcleo Ás de Paus para o qual escreveu A Pereira da Tia Miséria (Giostri Editora, 2020), cuja montagem permaneceu em cartaz por 09 anos, onde realizou apresentações nos principais festivais de teatro do Brasil. Desde então, escreve para projetos, companhias e artistas independentes, dentro e fora de Londrina, e soma dez textos já encenados. Além de escritor, é ator, diretor teatral e professor de teatro. seus trabalhos mais recentes são O Vesseiro de Mavi (em cartaz com a atriz Amarilis Irani. São Paulo, desde 2020); Sal, 2022 (Série teatral/audiovisual da Cia Boi. Londrina/PR); O Clara, 2022 (para a montagem de comemoração aos 25 anos da FUNCART, Londrina/PR), Plataforma 23, 2022 (como dramaturgo colaborador da montagem do CEFART, Palácio das Artes, Belo Horizonte/MG, 2023) e Céu Branco, colônia matadouro, 2024 (projeto de criação textual e publicação do TUSP – Teatro da USP de São Paulo/SP).

Serviço:

Data e Horário: 06/06/2024 | 19h às 21h
Local: Sesc Londrina CadeiãoBiblioteca
Endereço: Rua Sergipe, 52
Sesc Londrina Cadeião (43) 3572-7700
Este evento faz parte de

Café com Quê?

Café com leite, café com bolacha, café com bolinho de chuva, café com amigos, café com frio, café com filme, café com música, café com rock, café com beleza, café com... O café é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento paranaense, com destaque para o Norte do estado. Pensando no resgate dessa memória, o Café com […]