Sessão Especial reconheceu a contribuição das entidades de formação e assistência para o desenvolvimento econômico e social do Brasil
O Sistema Comércio esteve presente na Sessão Especial do Senado Federal que homenageou o Sistema S, realizada nesta sexta-feira (19) no Plenário da Casa. O Sistema CNC-Sesc-Senac foi representado pelo diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc, José Carlos Cirilo, que falou em nome do presidente das entidades, José Roberto Tadros.
Cirilo destacou o compromisso do Sistema com a formação profissional, a cidadania e a promoção social. “Ao propor esta homenagem, os senhores valorizam e reforçam a importância dos serviços sociais autônomos que, ao longo de oito décadas, transformam diariamente a realidade de milhões de brasileiros, especialmente daqueles que necessitam de oportunidades, de qualidade de vida, de qualificação profissional para que possam contribuir para o desenvolvimento dos setores produtivos deste país”, afirmou.
Ações da CNC, Sesc e Senac
Durante a sessão, o representante ressaltou a trajetória da CNC desde sua criação em 1945 e a relevância do Sesc e do Senac em todo o País. Lembrou que o Sistema atua com base em valores como liberdade, segurança jurídica e democracia, sempre em defesa do setor de comércio de bens, serviços e turismo.
“A atuação do Sesc e do Senac, sob a coordenação da CNC, materializa o compromisso do Sistema Comércio com a formação social e a promoção da cidadania. São instituições que não oneram o orçamento público, mas que retornam à sociedade os recursos do setor produtivo de forma transparente, eficiente e com elevada relevância social”, disse.
Cirilo frisou que, em oito décadas de atuação, o Sesc construiu uma rede de alcance nacional com 642 unidades fixas em 341 municípios, chegando a mais de 2 mil cidades.
O trabalho abrange educação, saúde, cultura, lazer, assistência social e sustentabilidade, com programas de referência como o Sesc Mesa Brasil, que já distribuiu mais de 770 milhões de quilos de alimentos. “Por isso, afirmamos, em cada canto deste Brasil, que a vida acontece com o Sesc”, destacou Cirilo.
No caso do Senac, fundado em 1946, mais de 78 milhões de brasileiros e brasileiras já foram beneficiados por seus cursos e programas, com destaque para o Programa de Aprendizagem Comercial, que capacita jovens para o primeiro emprego, além de iniciativas voltadas a públicos em situação de vulnerabilidade.
“Ao longo de oito décadas, o Senac reafirma a sua intenção de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do País com excelência educacional, compromisso com inclusão e articulação com os setores públicos e privados”, disse Cirilo.
Reconhecimento do Senado
O autor do requerimento, senador Izalci Lucas (PL-DF), afirmou que o Sistema S exerce papel decisivo na vida de milhões de brasileiros. “O ‘S’ está presente em tudo: o S de saúde das pessoas, o ‘S’ de serviços, o ‘S’ de sonhos transformados em realidade. Este é o Sistema S, que nasceu da união entre os setores produtivos e a sociedade com o objetivo comum, qualificar pessoas, fortalecer empresas e gerar oportunidades”, disse.
Ele também ressaltou os impactos sociais e econômicos do conjunto de instituições que integram o sistema, lembrando a oferta de cursos técnicos, a inserção de jovens no mercado de trabalho, o apoio a empresas e os programas de cultura, esporte e lazer acessíveis a milhões de famílias.
Crédito: Sesc Brasil