O Paraná comemora o Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, com resultados que reforçam a força do setor na economia regional e nacional. Nos primeiros seis meses de 2025, a atividade turística registrou crescimento de 5,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado de 12 meses, a alta chegou a 7,4%, desempenho superior à média nacional, de 6,1%.
Os dados, divulgados no Boletim do Desempenho das Atividades Turísticas da Fecomércio PR, com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, colocam o Paraná na 8ª posição entre os estados brasileiros em volume de receitas turísticas. O resultado deixa o estado à frente de destinos tradicionais, como Goiás (7,1%), São Paulo (6%) e Espírito Santo (5,5%).
Mas o turismo vai muito além da geração de receitas. Ele representa vivências, conexões e valorização cultural. “No Sesc Paraná, acreditamos no Turismo Social como uma ferramenta de inclusão, acesso democrático e desenvolvimento humano. Com base nos princípios da sustentabilidade, solidariedade e responsabilidade social, promovemos viagens que aproximam pessoas, fortalecem vínculos, valorizam a cultura e os atrativos do nosso estado, e transformam vidas. Celebramos a força dessa atividade que movimenta economias e promove o encontro entre visitantes e visitados”, destaca o gerente de Turismo Social do Sesc PR, Augusto Zortea.
De janeiro a agosto deste ano, mais de 6,5 mil clientes viajaram com o Turismo Social do Sesc PR, em 203 passeios e excursões para destinos regionais e nacionais. No mesmo período, o Hotel Sesc Caiobá e o Sesc Cascavel Hotel Fazenda receberam mais de 20 mil hóspedes.
Ao longo de setembro, em alusão à data, o Sesc PR promoveu o Sábado em Família com o tema “Todos os Cantos do Brasil”, valorizando a diversidade cultural do país. Outras iniciativas do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR também fortaleceram o setor, como o apoio ao 9º Simpósio de Turismo Religioso da Rota Rosário, realizado em 13 de setembro, em Bandeirantes (PR), e a missão empresarial de Inovação em Hotelaria e Eventos, realizada em São Paulo entre os dias 15 e 18 deste mês.
O conjunto de ações e resultados reforça o papel estratégico do turismo no Paraná: um setor que gera emprego e renda, promove a cultura, estimula a sustentabilidade e cria experiências transformadoras.