Sesc PR
Paraná
Cultura: Teatro
Cultura: Teatro

Teatro Sesc da Esquina recebe Mostra Especial do Palco Giratório

Dias 26 e 27 de agosto, o público assistirá a peças que poderão circular pelo Brasil em 2026

Nos dias 26 e 27 de agosto, o Teatro Sesc da Esquina e a Praça Generoso Marques recebem três espetáculos paranaenses que integram a Mostra Especial do Palco Giratório.

O público poderá assistir a Entre Caboclos e Baianas, com Leonardo Kunta; No armário não cabe ninguém, com GPeTi, e Hi, Breasil!, com Grupo Olho Rasteiro.

Na plateia também estará a equipe composta por colaboradores do Departamento Nacional do Sesc e de departamentos regionais de todo o Brasil, responsáveis pela curadoria do Palco Giratório – maior projeto de circulação de espetáculos de artes cênicas do país. Esta é a primeira vez que o Sesc Paraná recebe a reunião nacional de curadoria, ocasião em serão decididos quais espetáculos comporão o circuito do próximo ano.

A entrada é gratuita, os ingressos são limitados e devem ser retirados antecipadamente na Central de Relacionamento com o Cliente do Sesc da Esquina. Para o espetáculo de rua, não é necessária a retirada de ingressos.

Confira a programação e a sinopse das peças:

26 de agosto (terça-feira), às 20h – no Teatro Sesc da Esquina

Entre Caboclos e Baianas, com Leonardo Kunta

Espetáculo de dança solo contemporânea apresentado pelo bailarino e coreógrafo quilombola, Leonardo Kunta, que apresenta memórias aquilombadas – lembranças e histórias reunidas e protegidas de forma coletiva, a partir de uma perspectiva de resistência negra.

Formado pela Unespar, Kunta ganhou destaque com este espetáculo e teve sua trajetória retratada no documentário Upa, Neguinho. Através da sua arte, propõe reflexões sobre identidade, resistência e visibilidade.

Indicação: livre

Gênero: Dança Solo Contemporânea

Entre Caboclos e Baianas | Crédito imagem: Divulgação

27 de agosto (quarta-feira), às 15h – no Teatro Sesc da Esquina

No armário não cabe ninguém, com GPeTi

Com bonecos e objetos manipulados, o público é convidado a um mergulho no imaginário infantil. O espetáculo conta a história de Pi e Tatá: dois monstros que vivem rotinas repetitivas e tediosas. Embora recheado de diversão e ludicidade, No armário não cabe ninguém também promove diálogos e reflexões sobre relações de parentalidade, tolerância e a convivência com a diferença.

Indicação: a partir de 6 anos

Gênero: Teatro de bonecos

No armário não cabe ninguém | Crédito imagem: Divulgação

27 de agosto (quarta-feira), às 17h30 – na Praça Generoso Marques

Hi, Breasil!, com Grupo Olho Rasteiro

O espetáculo é um convite à reflexão sobre a história e a importância da memória coletiva e lança a atenção sobre os recentes ataques à arte, à educação, à ciência e à liberdade. A peça é um manifesto contra discursos autoritários. A dramaturgia se articula a partir de notícias reais, tensionando realidade e ficção. Assim, o espetáculo olha para o passado para refletir sobre o presente, mas também olha o presente para refletir sobre o passado. 

Indicação: Livre

Gênero: Teatro de Rua

Hi Breasil! | Crédito imagem: Divulgação