Sesc PR
Paraná
Cultura: Música
Cultura: Música

Com Teatro Guaíra lotado, Almir Sater abre programação cultural da Semana S no Paraná

O Teatro Guaíra recebeu na noite desta quinta-feira (15), o músico, ator, compositor e violeiro Almir Sater – considerado pela crítica como um dos principais expoentes da música regional do Brasil.

Ele veio a Curitiba, a convite do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, CNC e Sindicatos empresariais filiados, para compor e abrir a programação cultural da Semana, que ocorre no Paraná de 10 a 18 de setembro.

Acompanhado pelos músicos Guilherme Silva Cruz (violão), Marcelo Ribeiro (contrabaixo), Antônio Márcio de Pontes Correa (bateria), Renan Nonato (acordeon), Rodrigo Melke Sater (violão), Ian Marques Sater (Guitarra), por suas inúmeras violas de 10 cordas e violão, Almir Sater trouxe no repertório sucessos como Chalana — que o público cantou em uníssono —, Trem do Pantanal, Assim os Dias Passarão, além de composições em parceria com o também aclamado Renato Teixeira. Ele encerrou o show emocionando o público com Tocando em Frente.

Para o show foram colocados à disposição do público 2.180 ingressos – lotação máxima do espaço. Cada ingresso foi trocado por dois quilos de alimentos, arrecadando aproximadamente cinco toneladas de alimentos que serão repassados ao programa Sesc Mesa Brasil. “O que me encantou neste projeto foi fazer um show acessível. Fazer um show em um teatro como o Guaíra e custear a produção, torna os ingressos caros e acaba elitizando um pouco. Isso de trazer dois quilos de alimento popularizou o acesso. Provavelmente vou tocar para um público que nunca toquei. Fiquei muito feliz com isso”, revelou Almir Sater, complementando que considera o Sesc como um dos maiores produtores de cultura no Brasil. “Desde que comecei minha carreira musical eu toco no Sesc. Na época que ninguém conhecia a gente, o Sesc nos contratava e nos permitia pagar nossas contas e sobreviver, porque é difícil ser artista, bancar um show, os custos são muito grandes. Por isso o Sesc é fundamental para o Brasil. Espero que vocês continuem sempre apoiando a cultura brasileira, o teatro, a dança e a música”, concluiu.

Semana S

A programação cultural da Semana S continua no Parque Barigui. Hoje (16), às 12h, o compositor, diretor, produtor musical e bandolinista Daniel Migliavacca sobe ao palco para apresentar o show História do Choro. No repertório, um panorama da história do gênero, com composições de Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Joaquim Callado, entre outros.O Palhaço Ribity e Marina Bailarina apresentam, às 14h, a performance O show não pode parar, que aborda, de forma poética, a arte como potência que sempre encontra brechas para continuar. Na sequência, às 15h, o Sesc PR promoverá contação de histórias sobre promoção à saúde e preservação do meio ambiente voltadas para o público infantil. Às 17h a artista Janaina Fellini comanda a apresentação musical Para Onde Vai o Amor? – o show, uma obra composta em três atos: começo, meio e fim – inspirada por histórias reais, enviadas pelo público. Para encerrar a tarde de sábado, às 18h, o público poderá se descontrair com a aula de ritmos. Amanhã (17), a partir das 10h, a atriz e contadora de histórias Fafá Conta é a convidada para o Encontro com Contos, projeto que visa valorizar e divulgar a contação de histórias como instrumento cultural e artístico, proporcionando uma experiência de imersão no universo literário de forma leve e acessível. O público poderá conhecer, às 11h, o projeto social em que o Sesc oferece formação musical gratuita para estudantes da rede pública da Educação Básica de Maringá. Os alunos do Centro de Difusão Musical de Maringá realizarão uma apresentação musical com trompetes, trombones, saxofone, flautas, violas, violões, violoncelo e percussão. 

Encerrando a programação, às 17h, a banda Tuyo sobe ao palco do Sesc Arte Móvel em formato acústico. Em uma performance intimista, o trio revela novas camadas de sensibilidade e profundidade em suas composições. Conhecida por entrelaçar elementos da música eletrônica, do folk e do R&B alternativo, a Tuyo revisita seu repertório em versões desplugadas que ressaltam a força poética das letras, os arranjos vocais refinados e a intensa conexão emocional com o público. Com harmonias envolventes e uma presença cênica cativante, o grupo transforma o palco em um espaço de afeto e potência sonora — uma experiência delicada, profunda e inesquecível.

Confira as fotos do espetáculo AQUI.