Neste sábado (21), o Sesc PR mobilizou o estado, convidando a população a participar de mutirões para limpeza de rios, lagos e praias. A ação faz parte do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Mares, um evento que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorre sempre aos terceiros sábados do mês de setembro e, em 2024, terá a participação de mais de 200 países e de mais de 1.200 cidades brasileiras.
No Paraná, o Sesc convida as comunidades a participarem voluntariamente dos mutirões de limpeza e também pretende realçar a importância de iniciativas individuais na conservação destes ambientes, afinal isso afeta diretamente a vida das pessoas que vivem nesses entornos.
Em São José dos Pinhais a ação ocorreu na sexta-feira (20), reunindo mais de 600 crianças de seis CMEIs da cidade. Elas participaram de uma jornada de conhecimento, que ocorreu no ginásio de esportes da unidade do Sesc, em que percorrem quatro ilhas de conhecimento. Na primeira, aprenderam sobre a Araucária, sobre a Mata Atlântica e puderam conhecer uma muda da árvore. Na ilha seguinte, receberam substratos e informações sobre abelhas e a biodiversidade. Na terceira ilha, os alunos ganharam sementes, orientações de plantio e ciclo da planta. No fim da jornada, aprenderam sobre separação do lixo, reutilização e redução de resíduos. Todos também receberam lanches, tiveram momentos de recreação e receberam mudas de árvores.
Em Campo Mourão, a ação de coleta de resíduos e limpeza ocorreu em torno das pontes que sobrepõem o Rio 119: Ponte São José, Ponte Rua Panambi e Ponte Rua Engenheiro Mercer.
Na capital, a ação de limpeza foi realizada no Parque Linear do Cajuru, com a coleta de resíduos e limpeza nas margens do Rio Atuba, e contou com a parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Defesa Civil, Rotary Club, Paraná Lixo Zero, Instituto Sea Shepherd Brasil, Sanepar, Grupo Escoteiro Santos Dumont e Consulado Honorário da Finlândia em Curitiba.
Em todo o estado, além dos mutirões, serão realizados plantios de mudas de árvores nativas nas proximidades dos córregos e promovidas ações de educação ambiental.