O filósofo e doutor em Educação: História, Política, Sociedade, Cipriano Luckesi – uma referência na avaliação da aprendizagem -, abriu ontem (26), a terceira edição do Congresso Sesc Paraná de Educação. A palestra realizada no Teatro do Sesc da Esquina, em Curitiba, foi também transmitida pelo canal do Sesc PR no YouTube, e teve como temática “Educação Socioemocional: Educar para Transformar”.
Cipriano, que é especialista em problemas relativos à formação, desenvolveu pesquisas sobre a escola básica e as condições da escolaridade das camadas populares e investigou as estratégias de instituições mais bem posicionadas em avaliações oficiais, contou suas experiências pessoais e profissionais referentes à educação, avaliação e à aprendizagem. “A minha fala é um convite para que vocês todos cuidem dos seus estudantes, seja como diretor de escola, coordenador, supervisor ou professor, para que eles efetivamente aprendam. Os dados estatísticos da educação brasileira mostram que a cada 100 crianças que entram na primeira série do Ensino Fundamental, somente 15 obtêm um diploma universitário”, informou o professor.
Luckesi também ressaltou que os países do Norte europeu decidiram acabar com a reprovação e investir no ensino. “A experiência do Norte da Europa, onde todo mundo tem um diploma, e eu descobri que não tem reprovação, tem ensino, mostra que a escola é um lugar fundamental para que todos aprendam e se tornem cidadãos dignos e parceiros dos outros”, relatou.
O palestrante também apresentou o contexto histórico da avaliação, contou curiosidades como sobre a educação coletiva que teve início no século XVI, o processo de atribuição de notas de 0 a 10 que teve início em 1810. “Para que a prática educativa transforme a vida social, é preciso que todos aprendam e, ao aprender, tenham um desempenho melhor, mais satisfatório na vida, para si mesmo, para os outros, para o meio ambiente e assim por diante”, acredita Luckesi.
A diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Lidiane Galvan, que representou o diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes, enfatizou que o congresso de educação que o Sesc PR organiza se configura como o maior evento de educação que a instituição realiza no estado. “Este congresso teve início em 2011 com uma outra configuração, mas sempre com o mesmo objetivo: tratar sobre temáticas de relevância na área da educação. Nosso compromisso, enquanto Serviço Social do Comércio, é sempre o de proporcionar experiências de transformação social, estimulando a convivência, autocuidado e, também, cidadania. Esses são princípios universais e favorecem de forma significativa a interação consigo, com o outro e com a comunidade”, destacou Lidiane.
Além de Curitiba, o III Congresso Sesc Paraná de Educação também ocorre em outras 27 cidades, de 1º a 3 de outubro. Todas as palestras têm vagas limitadas, são gratuitas e serão emitidos certificados de participação com carga horária. Confira a programação mais próxima da sua cidade e o perfil de cada palestrante:
No site do Sesc PR você pode fazer a sua inscrição no evento.
Confira as fotos do evento AQUI.