Sesc PR
Paraná
Esporte e Lazer: Xadrez
Esporte e Lazer: Xadrez

GM Renato Quintiliano é o bicampeão do Clássico no Torneio Internacional de Xadrez Sesc Caiobá

O GM brasileiro Renato Quintiliano venceu pela segunda vez a competição principal do Torneio Internacional de Xadrez Sesc Caiobá. Campeão da primeira edição, em 2015, o enxadrista repete em 2024 a sua vitória. 

Ele que se prepara para as Olimpíadas de Xadrez, em setembro na Hungria, revela a importância desse torneio como preparatório para essa representação nacional. “Este torneio foi muito importante para minha carreira e estou muito feliz em ganhar ele novamente. Aqui sempre me senti em casa, em todos os anos tive bons resultados e agora faz parte da minha preparação para as Olimpíadas”, afirmou. 

Completam os três primeiros lugares do Clássico A, os brasileiros GM Krikor Mekhitarian e FM Edgar Rodrigues. O torneio também premiou a WGM argentina Claudia Amura como Campeã Feminina. Além de troféus e medalhas foram distribuídos 50 mil reais em premiações para os campeões. 

Torneio

O 8ª Torneio Internacional de Xadrez Sesc Caiobá iniciou no dia 22 de junho, com a realização das competições do Blitz e do Rápido, e encerrou no último domingo (30) com os Clássicos A e B. 

Esta edição contou com a participação de mais de 200 enxadristas em cada competição, sendo dezenas com titulações da Federação Internacional de Xadrez (FIDE). Além do Brasil, participaram atletas de mais nove países estrangeiros entre eles dos Estados Unidos da América, México, Peru, Colômbia, Argentina e Paraguai. 

Sete bandeiras

No dia 28 foi realizado o jantar dos Mestres, em homenagem aos Grandes Mestres e Mestres Internacionais que participaram da competição. Em torneios de xadrez é importante ter um número expressivo de estrangeiros, para permitir que os jogadores possam incrementar seus títulos internacionais. 

Na foto abaixo, mostra a grande abrangência do Torneio Sesc Caiobá, com sete bandeiras reunidas durante o jantar. A partir da esquerda, Fanny Nápoles, de Cuba; Carlos Pinero, da Venezuela; Pablo Ismael Acosta, da Argentina; Gilberto Hernandez, do México; Johnny Custódio, da Bolívia, Kaiser Mafra, do Brasil; Andres Rodrigues, do Uruguai. 

O Torneio é realizado pelo Sesc Paraná e Centro de Excelência de Xadrez, em parceria da Federação Paranaense de Xadrez, patrocínio da Copel e Secretaria de Estado de Turismo, chancela da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e do FIDE, e apoio da Chess.com.

Jantar dos Mestres