Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Educação em Saúde,  Sesc Saúde
Saúde e Alimentação: Educação em Saúde,  Sesc Saúde

Sesc PR e ULE promovem segundo Simpósio de Autismo

Evento acontece no Teatro do Sesc da Esquina no dia 9 de abril com inscrições gratuitas e limitadas

No mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Sesc PR em parceria com a Universidade Livre do Esporte (ULE) promove o II Simpósio de Autismo, no dia 9 de abril, no Teatro do Sesc da Esquina, em Curitiba. O evento visa promover debates e conscientização sobre o TEA, por meio de palestras com especialistas sobre aspectos genéticos, sociais, pedagógicos e de saúde relacionados ao TEA em crianças e adultos.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição complexa que afeta o desenvolvimento neurológico, manifestando-se de diversas formas, como dificuldades de comunicação, padrões de comportamento repetitivos e dificuldades de socialização. Em reconhecimento a essa condição, abril é o mês dedicado à conscientização sobre o autismo, com o dia 2 de abril marcado como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Programação:

9h: Abertura Sesc PR e ULE

9h30: TEA em adultos, com a neuropsicóloga, Mara C. R. Aguila 

10h30: Intervalo

10h45: Aspectos Genéticos do Transtorno do Espectro Autista, com o médico geneticista, Salmo Raskin

Sobre o palestrante: Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Doutor em Genética, especialista em Pediatria pela UFPR e Fellow em Genética Médica pela Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos. Tem mais de 180 publicações científicas. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica por dois mandatos, atualmente diretor Científico. Atual presidente do Departamento Científico de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Grupo de Trabalho em Doenças Raras da Sociedade Brasileira de Pediatria. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação da Criança e do Adolescente do Departamento de Pediatria da UFPR. Diretor do Centro de Aconselhamento e Laboratório Genetika.

12h – 13h40: Intervalo para almoço

13h40: Comunicação assertiva na inclusão, com Liziane Pinho Bertolli Kriger

Sobre a palestrante: Pedagoga, psicopedagoga, especialista em Intervenção Cognitiva, Mediação da Aprendizagem, Educação Especial, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Liziane cursa Psicologia e Especialização em Altas Habilidades/Superdotação. Experiência na docência da Educação Infantil (15 anos), Ensino Superior e pós-graduação (11 anos). Psicopedagoga clínica (2008 – atual):  avaliação psicopedagógica e intervenção nas dificuldades de aprendizagem, déficits cognitivos e superdotação (INODAP) e institucional (psicopedagoga responsável pela sala de recursos e capacitação do corpo docente). Experiência em projetos sociais com ênfase no desenvolvimento humano. Ministrante de cursos e palestras educacionais. Atualmente é coordenadora de Projetos na Universidade Livre do Esporte, onde desenvolveu, junto com a equipe multidisciplinar, o Método PULE – práticas inclusivas para o esporte.

14h40: PDI – Como adaptar e incluir a criança com TEA e a aplicação do PDI nas escolas, com Nathalie Baril

Sobre a palestrante: Psicóloga e Pedagoga, Nathalie é mestre em Educação (UFPR), e possui especialização em Educação Especial Inclusiva. É mediadora do PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental de Feuerstein) e tem experiência como psicóloga escolar em escola nas modalidades especial e regular, e experiência internacional em centros de inclusão em Israel. Atualmente é psicóloga clínica com foco em pessoas neurodivergentes e presta assessoria na área de inclusão.

15h40: Intervalo

16h: Método PULE de prática de esporte para crianças e jovens e a importância de esporte para esse público, com Kleberton Nascimento

Sobre o palestrante: Graduado em Administração de Empresas (FAE Centro Universitário) e em Educação Física (Unicesumar), foi eleito melhor professor de Taekwondo de São José dos Pinhais, por votação popular nos anos 2022 e 2023. Possui formação como aplicador ABA entre outros cursos de capacitação voltado ao público TEA, como AFLS e PCM. Iniciou no esporte aos 9 anos de idade, é ex-atleta de alto rendimento e atua como professor desde 2016. Em 2018 criou o projeto Taekwondo e Inclusão para pessoas com Autismo, Síndromes e DI, nesse mesmo ano recebeu o prêmio do Viva Inclusão, da prefeitura de Curitiba. Ainda em 2018, como técnico, foi vice-campeão do Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPs), e em 2019 foi campeão Paranaense e Sul Paranaense. Em 2024 tornou-se mestre em Taekwondo. Atualmente é diretor de Arbitragem da Federação Paranaense de Taekwondo, arbitro Internacional pela Federação Mundial e está como coordenador de Paradesporto pela ULE, onde são desenvolvidos trabalhos de iniciação esportista para crianças e jovens com TEA e síndromes.

17h: Arte Educação, com Raquel Stapassoli

Sobre a palestrante: Brincante, professora e artista. Tem 27 anos de experiência da Educação Infantil. Formada em Artes Cênicas e especialização em Psicomotricidade Relacional e Funcional, e é educadora Psicomusical para crianças neurodivergentes. Raquel é criadora do grupo musical “Os Viajantes”, que leva música e história para todas as idades, além de ser professora de musicalização e teatro em escolas.

Transmissão ao vivo

Devido a grande procura pelo evento, as inscrições foram encerradas! O evento será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Sesc PR pelos links:

Manhã aqui. 

Tarde aqui.