Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Campanhas,  Sesc Saúde
Saúde e Alimentação: Campanhas,  Sesc Saúde

Evento conscientiza população sobre cuidados com os rins

 

O Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz, foi o local escolhido pela Fundação Pró-Renal, Sesc Paraná e Secretaria de Esporte e Lazer de Curitiba para a realização, nos dias 13 e 14 de março, da Feira de Saúde e Prevenção, em alusão ao Dia Mundial do Rim. 

O evento, cuja temática deste ano é “Saúde dos Rins para Todos”, ofertou gratuitamente à população mil exames de urina e de creatinina, além de atividades lúdico-educativas e culturais, todas com foco na promoção da saúde e na prevenção da doença renal. “O mundo inteiro comemora uma vez ao ano o Dia Mundial do Rim e a Pró-Renal com o Sesc PR, leva conscientização à população, e em quase 20 anos de parceria já orientou inúmeras pessoas, sobre uma doença, que até 2040, será a quinta maior causa de mortes”, salientou a diretora executiva da Pró-Renal, Anelise Marcolin. 

O médico nefrologista, presidente e fundador da Pró-Renal, Miguel Carlos Riella, pontuou que as duas principais enfermidades que causam danos nos rins são a diabetes e a pressão alta. “Se nós melhorarmos esses dois aspectos, diminuirmos a obesidade, vamos diminuir a incidência de diabetes e teremos menos doenças renais. Se educarmos a comunidade sobre a importância da checagem da pressão arterial, conseguiremos reduzir em muitos casos a doença renal crônica, avaliou Riella. 

Para a gerente de Saúde e Odontologia do Sesc PR, Suellen Costa Cristo, a parceria do Sesc PR com a Pró-Renal tem possibilitado levar a todos os municípios com unidades do Sesc PR ações de prevenção à doença renal. “Nossa parceria vem de longos anos e todos os anos percorremos diferentes municípios com o objetivo de levar a prevenção e também, em parceria com a Pró-Renal, o cuidado e o diagnóstico – eles com os especialistas e o Sesc com o aparato físico e ações educativas –, tudo para conscientizarmos e levarmos esta temática para a população”, revelou. 

Também estiveram presentes no evento o diretor de Esportes, Lazer e Saúde do Sesc PR em exercício, Lucas Chaves; a deputada estadual Márcia Huçulak; o secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Carlos Eduardo Pijak Jr.; a administradora da Regional Matriz da Prefeitura de Curitiba, Rafaela Lupion Cantergiani.