Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Campanhas
Saúde e Alimentação: Campanhas

Campanha de Prevenção à Dengue é lançada em Curitiba e outras 26 cidades do estado

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Secretaria de Educação do Paraná, Defesa Civil, Casa Civil, Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, Sindicatos filiados e Prefeituras iniciaram oficialmente na tarde de ontem (1º), a quarta edição da Campanha “Aqui o Mosquito Não Entra”. O evento de lançamento ocorreu em Curitiba, no prédio da Administração Regional do Sesc PR e em outras 26cidades com unidades do Sesc PR.

A ação tem como objetivo conscientizar a população e criar uma mobilização estadual na eliminação de possíveis focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. “Convocamos toda a população do nosso estado para estar conosco neste mutirão, para fazer com que a dengue seja eliminada do nosso território do Paraná e servir de exemplo para os estados do país”, reforçou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, em vídeo gravado e transmitido para todas as cidades que realizaram o evento.

De acordo com o Informe Epidemiológico, divulgado nesta terça-feira (30) pela Sesa, já foram notificados77.750 casos de dengue distribuído sem 377 municípios, totalizando seis óbitos. Os dados são muito preocupantes e fazem parte do período epidemiológico atual 2023/2024, iniciado em julho do ano passado. “Nós da secretaria somos grandes adeptos dessa campanha, que tem um enfoque extremamente diferenciado, pois convida cada cidadão a colaborar com essa doença que vem avançando muito em cada período epidemiológico”, frisa a coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmot.

A campanha é uma maneira de inibir o avanço da dengue no estado com o envolvimento da população através de diferentes ações educativas e de uma disputa virtual, que funciona por meio de um jogo interativo disponibilizado pelo aplicativo d o Sesc PR. “O Sesc PR promove e lidera essa campanha, que tem um caráter educativo e que precisa ser encara de forma contínua. Hoje todas as unidades do Sesc no Paraná iniciam essa campanha e agradecemos o envolvimento e engajamento de todos os parceiros”, completou o diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes.

A ideia é que os 399 municípios do estado abracem a campanha. “Não é fácil combater à dengue, ainda mais nesse período de muita chuva e muito calor. Se não nos unirmos teremos cada vez um problema maior. Por isso somos parceiros dessa campanha e me comprometo em repassar essa mensagem aos municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Curitiba”, pontuou o prefeito de Balsa Nova, Marcos Antonio Zentti.

Também participaram do lançamento em Curitiba o conselheiro do Sesc PR, Zildo Costa; o secretário municipal de Saúde de campo Magro, Ari Becker; o diretor de Recursos Humanos do Senac PR, Raul Pizarro, representando o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira; diretores e gestores do Sesc e do Senac PR, além de representantes de Prefeituras e demais parceiros.

Mais informações aqui.