Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Mesa Brasil
Saúde e Alimentação: Mesa Brasil

Sesc PR celebra 20 anos do Mesa Brasil com palestra de Bela Gil e homenagens

No Dia Mundial da Alimentação, 16de outubro, o Sesc PR iniciou a programação comemorativa aos 20 anos da implantação do Mesa Brasil no Paraná. O Teatro Positivo, em Curitiba, recebeu público e convidados para uma cerimônia marcada por homenagens e palestra com a escritora, culinarista e apresentadora Bela Gil.

Na primeira parte do evento, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do estado, Darci Piana, celebrou as mais de 36 mil toneladas de alimentos redistribuídos pelo programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc PR e agradeceu aos doadores que contribuíram para que esses alimentos chegassem na mesa daqueles que mais precisam. “Eu só tenho a agradecer, de coração, a todos os doadores do Mesa Brasil do Sesc, que contribuíram substancialmente para a manutenção de programa. O Sesc é responsável por toda a logística, com uma equipe comprometida e, o mais importante, com rastreabilidade. Nós não compramos um quilo de alimento é tudo doado. Quem doa um quilo de farinha, por exemplo, sabe exatamente para qual instituição foi doada, em qual data e em qual horário. Isso dá segurança de que realmente essa doação está sendo bem aproveitada. São mais de 160 mil pessoas que recebem mensalmente esses alimentos”, enfatizou.

O diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, também atentou sobre o trabalho do Mesa Brasil que vai além das mais de 700 instituições cadastradas no programa do Sesc PR. “O Sesc PR, com o Mesa Brasil, vai além do trabalho sistemático nas instituições sociais já cadastradas, mas também atende com atenção em situações de calamidade,

como as enfrentadas recentemente em União da Vitória, por conta das enchentes causadas pela chuva. Também durante a pandemia, esse programa foi fundamental, levando alimento e alento para as famílias que estavam em vulnerabilidade social e nutricional ainda mais agravadas por todos os impactos causados no período”, pontuou. O presidente do Sindicato dos Permissionários em Centrais de Abastecimento de Alimentos do Estado do Paraná (Sindaruc Paraná) e vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo Salesbram, lembrou que o Mesa Brasil serve de inspiração para outras iniciativas, caso do Banco de Alimentos Comida Boa das Ceasas, do Governo do Paraná. “O trabalho do Mesa Brasil, a credibilidade que ele tem, serve de inspiração e modelo para diversas ações que auxiliam no combate à fome e ao não desperdício de alimentos. Essa transparência e efetividade são marcas a serem seguidas”, observou.

Homenagens

Durante a cerimônia foi apresentado o lançamento do vídeo em comemoração aos 20 anos do Mesa Brasil Sesc PR e, também, a nova logomarca para representar o Programa a nível federal. Homenagens também marcaram a noite. A gerente executiva do Sesc Francisco Beltrão, Denise Trindade, foi uma das homenageadas, representando toda a equipe do Programa Mesa Brasil Sesc Paraná. Ela iniciou sua carreira no Sesc PR como nutricionista do Programa em Francisco Beltrão, acompanhou a reforma e transferência do galpão, a compra do caminhão, realizou muitas visitas às aldeias indígenas da região para cadastrar as famílias e entregar as doações, foi fundamental para a construção do Mesa Brasil no Paraná, no município e na região de abrangência.

O CEO e fundador da Rede Verde Mais, Helton Parizotto, representou os doadores do Programa, e a diretora executiva da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional, Claudiane Pikes dos Santos, as instituições sociais beneficiadas pelo Mesa Brasil. Também prestigiaram o evento o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira; o diretor da Divisão de Esporte, Lazer e Saúde do Sesc PR, Marcus Vinicius de Mello; o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Dâmaso Gusi; Lilian Rocha, representando o Sesc SP; o deputado estadual Goura, diretores e gerentes do Sesc PR, equipes dos sete bancos de alimento do Mesa Brasil do estado, colaboradores do Sesc e do Senac e público.

Bela Gil

Com o tema: “Alimentação sustentável e transformação social: celebrando duas décadas de nutrição e solidariedade”, Bela Gil falou sobrea importância de uma alimentação saudável a partir de um viés sustentável da produção e do consumo desses alimentos. Para ela, é difícil falar sobre alimentação num país tão desigual, e que além de tirar novamente o Brasil do mapa da fome, a preocupação tem sido em oferecer

uma comida de qualidade para as pessoas. “A gente sabe que a fome no Brasil está diretamente ligada ao poder aquisitivo. Nem todos têm acesso aos alimentos. Ainda, 33% da população passa fome e 54% está em situação de insegurança alimentar. Eu quero que todos tenham o mesmo poder de escolha”, enfatiza. Bela Gil enfatizou o trabalho realizado pelo Sesc PR para mudar esse cenário. “São 20 anos fazendo muito pelo povo brasileiro. O ponto fraco do nosso sistema alimentar é a forma com que esses alimentos são distribuídos e o desperdício da população. Então esse trabalho do Sesc é louvável. A gente sabe que precisa ter comida no prato, mas uma comida de qualidade, e a gente sabe que o Sesc tem essa preocupação também”, parabenizou. O evento foi uma realização do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, com o apoio da Universidade Positivo e promoção da RPC.

Confira a programação completa dos 20 anos do Mesa Brasil aqui.