Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Mesa Brasil
Saúde e Alimentação: Mesa Brasil

Sesc e Senac realizam etapa final do Concurso de Receitas do Mesa Brasil

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR promoveu na quarta-feira (18) a fase final do Concurso de Receitas Sesc e Senac PR Sabores do Mesa Brasil: Solidariedade que Nutre. A disputa aconteceu na cozinha do Restaurante-escola do Senac Curitiba Centro.

O concurso fez parte das comemorações dos 20 anos do Mesa Brasil no estado. Na primeira fase, as instituições beneficiadas pelo programa puderam inscrever receitas. No total foram selecionadas 49. Além de comemorara data, a ação busca dar visibilidade a receitas regionais, criativas, saborosas, elaboradas dentro das normas de boas práticas na manipulação de alimentos e que contemplem o quesito da comensalidade, ou seja, da relação de afeto que a comida preparada com os alimentos doados pode gerar para as pessoas que são beneficiadas.

Para a etapa final, o primeiro colocado de cada uma das sete cidades participantes preparou uma receita que foi submetida a um júri, que avaliou a organização e planejamento; boas práticas na manipulação de alimentos; tempo de entrega; características organolépticas (que envolve a criatividade, sabor e apresentação do prato); história afetiva com o Mesa Brasil Sesc PR; e a cultura alimentar.

O júri foi composto por um corpo técnico que contou com a presença da chef de cozinha e idealizadora do Quintana gastronomia, Gabriela Carvalho; da coordenadora do Banco de Alimentos Comida Boa – da Ceasa PRO, Jaqueline Macedo; e da instrutora de Gastronomia do Senac PR, Eunice de Oliveira; e também com autoridades convidadas, entre elas o presidente do Sinditiba, Zildo Costa, representando o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira; o diretor de Esporte, Lazer e Saúde do Sesc PR, Marcus Vinicius de Mello; e o representante comercial da Certano Alimentos, Jesly Perasi Rolim.

O primeiro lugar do concurso ficou com a receita de Mingau de Abóbora, do Recanto dos Velhinhos de Cianorte, que competiu pelo Mesa Brasil de Campo Mourão. “Essas receitas remetem a minha história, é um orgulho poder representar não só aminha cidade, mas também trazer um pouco da cultura de outra região do país”, explicou a idealizadora do prato, Sandra Regina Batista dos Santos.

O segundo lugar ficou para a Torta Saudável, da Apae Campo Bonito, atendida pelo Mesa Brasil de Cascavel. E a medalha de bronze foi para o Hot Dog de Cenoura, do Centro de Educação Vicentino São Vicente de Paulo, de Curitiba.

Confira as fotos da final aqui.