Sesc PR
Paraná

Começa Semana Literária & Feira do Livro em todo o Paraná

Nesta quarta-feira (4) teve início em 27 cidades do estado a 42ª edição da Semana Literária Sesc & Feira do Livro. Nem a chuva torrencial que caiu sobre todo o estado afastou o público.

Em Curitiba, a abertura oficial do evento ocorreu no Museu Oscar Niemeyer e contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, que destacou o trabalho que todo o Sistema Comércio tem realizado anualmente, incentivando autores do Paraná, promovendo feiras e trazendo livreiros, editoras e convidados para os eventos, editando livros e divulgando a literatura paranaense.

Piana lembrou que a feira é uma oportunidade tanto para o público quanto para o fomento à comercialização de livros e que em um único evento já foram comercializados mais de 57 mil exemplares.

Além de Curitiba, o evento é realizado em outras 26 cidades: Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matinhos, Medianeira, Nova Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Rio Negro, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Coração Empreendedor

Ontem também ocorreu o lançamento do livro Coração Empreendedor – Trajetória de Darci Piana, de autoria das jornalistas Joana Nietsch e Maria Sandra Gonçalves. A noite foi marcada pelo encontro e bate-papo das autoras com o biografado e mediação do escritor Ernani Buchmann. O livro foi escrito a partir de entrevistas com Darci Piana e de levantamento de informações sobre a trajetória profissional e pessoal. Após o bate-papo houve distribuição do livro ao público.

Palestrantes

À tarde, à convite da Editora Senac, a escritora, jornalista, roteirista Goimar Dantas, falou ao público sobre seu livro A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz. Ela fez um relato sobre sua experiência pessoal com os livros que a tornou uma leitora voraz, trouxe dicas de como incentivar a leitura em diferentes públicos e como está o mercado editorial brasileiro.

Tati Bernardi,  colunista da Folha de São Paulo, autora de Depois a louca sou eu e Homem-objeto e Outras coisas sobre ser mulher, apresentadora dos podcasts Meu inconsciente coletivo; Desculpa o Transtorno e Desculpa Alguma Coisa comandou a palestra de abertura do evento, e contou fatos relacionados à família, à infância que a levaram a escrever e que a própria cura para os sentimentos, pânico e medos foi possível pela escrita. “Me tornei escritora para tentar me acalmar, me organizar frente ao pânico. Sou escritora para me ajudar a entender o que estou sentindo. Acredito que a minha cura veio pela escrita, quando consegui organizar os meus sentimentos e as minhas ‘caixinhas’”, contou Tati.

Pelo interior do estado, por exemplo, Anderson Novello, curador da 8ª Coletânea Sesc de Contos Infantis passou por Maringá; Luiza Romão e Mar Becker, pelo Sesc Londrina Cadeião; Renata Ventura esteve em União da Vitória; Verônica Stigger conversou com o público de Francisco Beltrão.

Confira AQUI a programação completa do evento.