Sesc PR
Paraná
Educação: Simpósios
Educação: Simpósios

Clóvis Barros Filho abre Congresso Educação e aborda a importância do acolhimento

Nem a forte chuva que caiu sobre Curitiba na noite da última quarta-feira (13) afugentou o público para assistir à palestra do jornalista, professor, doutor e livre-docente em Comunicação, autor de mais de 30 livros, Clóvis de Barros Filho, palestrante convidado para abrir o II Congresso Sesc Paraná de Educação 2023, no Teatro Sesc da Esquina.

Barros Filho, em sua palestra “Educação: Acolhimento e Mediação de Saberes”, falou ao público sobre conceitos como acolhimento, aceitação afetiva, excelência, mediocridade, educação, ética, respeito e tolerância. “O acolhimento é tarefa para sábios, ou pelo menos para candidatos a sábios, e é a condição primeira de toda educação bem sucedida (…). Estamos acostumados com a educação de massa, a ensinar a mesma coisa para todo mundo, a avaliar todo mundo da mesma maneira e portanto, considerar a especificidade da natureza dos nossos educandos é quase uma impossibilidade diante das condições materiais do docente nos dias atuais”, salientou.

O professor ainda pontuou que “o fato de sermos acolhedores não significa jamais que seremos lenientes, comparsas, coniventes com uma formação pouco rigorosa, frouxa ou insuficiente. A educação é também para a liberdade, é também para essa parte da vida decidida por nós, porque nós de fato precisamos aprender a viver”.

A diretora de Educação, Cultura e Ação Social em exercício do Sesc PR, Nabile Barboza de Nardi, lembrou que há mais de uma década o Sesc PR promove um grande encontro de educadores para aprofundamento dos temas relevantes na área da Educação. “Neste ano, promovemos o debate sobre educação, acolhimento e mediação de saberes, considerando que o acolhimento é o mais profundo e fundamental ato educativo. A mediação é a essência do papel do educador e, os saberes – que são plurais, pois estão na escola, no educador e no educando – interagem no processo educativo”, pontuou Nabile.

De 18 a 22 de setembro a mestre em educação Débora Garofalo; o doutor em Crítica Literária e autor de mais de 70 livros, Geraldo Peçanha de Almeida; o mais renomado autor de literatura infantil do Brasil na atualidade, Ilan Brenman; a pedagoga e mestre em Educação, Isabel Parolin; o mestre em História e pesquisador dos povos originários, Marcos Bonetti, e a artista musical, arte educadora e especialista em gestão cultural, Rosy Greca, percorrerão o interior do Paraná. Serão mais de 54 horas de palestras, que abordarão enfoques distintos: “Educação 5.0: Humanização do aprendizado e saúde mental”; “O trabalho pedagógico como prática de felicidade”; “Como formar leitores na era digital?”; “O lugar do conhecimento no processo de mediar aprendizagens”; “Construindo pontes e lugares: Acolhimento e mediação” e, “Música: Afeto e conhecimento em sala de aula”.

Confira a programação mais próxima da sua cidade e o perfil de cada palestrante e faça a sua pré-inscrição no evento.

Clique AQUI e veja as fotos da abertura do congresso, em Curitiba.