Sesc PR
Paraná
Ação Social: Campanha do Agasalho
Ação Social: Campanha do Agasalho

Sesc PR participa de mutirão social para atender pessoas em situação de rua

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná reuniu ontem (17), no Centro POP Solidariedade, diversos órgãos e instituições para participar da Ação Itinerante para promoção dos direitos das pessoas em situação de rua. O Sesc PR esteve presente na ação com a Campanha do Agasalho e distribuiu kits femininos e masculinos composto por roupas e acessórios de inverno, calçados e manta para o público assistido.

“Foi muito importante participar dessa ação, já que dentro da Campanha do Agasalho é a única forma de realizar o brechó social e atender pessoas físicas e não instituições sociais. E as pessoas que atendemos hoje estão em situação de rua e, normalmente, não estão vinculadas às instituições sociais, são pessoas totalmente marginalizadas e precisando de todo tipo de assistência”, comentou Nábile Barboza Nardi, gerente de Ação Social do Sesc PR. Cerca de 240 pessoas foram contempladas com os kits.

A ação marca o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, 19 de agosto, dia do “Massacre da Sé”, em São Paulo, em 2004, quando sete pessoas em situação de rua foram assassinadas e outras seis ficaram gravemente feridas em uma ação policial. “É uma data de combate e por conta disso o grupo de trabalho instituído pelo Tribunal de Justiça em conjunto com diversos órgãos e instituições de prestar serviços de cidadania para essa população”, afirmou a desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima, que coordena o Grupo de Trabalho sobre a População em Situação de Rua do TJ/PR.

Foram realizados serviços de justiça, assistência social, saúde, registros civis e trabalho. A população assistida também teve acesso a alimentos, roupas, banho, corte de cabelo e até atendimento veterinário e distribuição de ração, camas e roupas para os animais de estimação.

Participaram da ação

Justiça Federal (TRF4), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Estado (DPE), Ministério Público (MP), Sesc PR, Junta de Alistamento Militar – 5ª Divisão de Exército, Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas (CEIM), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Instituto de Identificação do Estado do Paraná (IIPR), Associação do Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), Agência do Trabalhador, Polícia Federal, Receita Federal, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e as organizações da sociedade civil Cáritas do Brasil, Anjos Noturnos, Alimento do Bem, Médicos de Rua e Instituto Victória Nahon.