Sesc PR
Paraná
Cultura: Palestra
Cultura: Palestra

Paulo Leminski é tema de encontro no Teatro Sesc da Esquina

Com a plateia do Teatro Sesc da Esquina lotada, o biógrafo, jornalista e escritor, Toninho Vaz, e o escritor,  jornalista e advogado, Ernani Buchmann, realizaram na tarde de ontem (6) um bate-papo sobre o múltiplo Paulo Leminski. A data do evento marca os 34 anos da morte de Paulo Leminski e o relançamento da biografia O bandido que sabia latim.

Tanto Toninho quanto Ernani foram amigos de Leminski e compartilharam com o público suas experiências, memórias e vivências com o “Cachorro Louco”. 

Apesar de sua morte precoce aos 44 anos, Leminski viveu intensamente, falava fluentemente oito idiomas, foi faixa preta e professor de judô, dominava diversas linguagens, foi jornalista, publicitário, tradutor, poeta, músico, compositor, boêmio, transgressor e autêntico. “Fui aluno do Leminski, me tornei amigo dele. Leminski não era uma pessoa, era uma usina. Vivia 24 horas por dia criando, tendo ideias, escrevendo poemas, fazendo músicas e discutindo. Tudo ao mesmo tempo, agora”, destacou Buchmann.

Biografia

Toninho, biógrafo de Leminski, contou que foi a pedido de Alice Ruiz, viúva do poeta, que surgiu a ideia de escrever o livro. “Leminski parece ficção, ninguém dominava tantas artes, ele era fantástico, atraente, intelectual. Mas a ideia de escrever o livro foi da Alice. Eu estou morando no Rio desde os anos 1970 e, em um Natal, em 1998, a Alice foi passar conosco. Eu e ela saímos para dar um passeio pelo centro cultural do Rio de Janeiro, eu digo, botequins, um atrás do outro, mas todos com cultura carioca. Sentamos em um deles, ela olhou e me disse que fazia dez anos que o polaco havia morrido e que alguém tinha que escrever aquela história. Eu na hora entendi”, contou Toninho.

Toninho Vaz e Ernani Buchmann

Composições

O bate-papo também foi marcado por músicas compostas por Leminski e que foram interpretadas por Caetano Veloso, Guilherme Arantes, Paulinho Boca de Cantor, Zélia Duncan, Blindagem, entre outros. Confira a playlist da palestra.

Relevância

A diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Lidiane Galvan, representando o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, destacou a importância do evento e a relevância do poeta. “Para o Sesc é uma grande alegria poder contar e realizar um evento em homenagem a Leminski, ele que foi escritor, poeta, músico, compositor, crítico literário, jornalista, publicitário, professor e tradutor. Leminski foi um intelectual múltiplo, diga-se de passagem. Este é um pequeno grande momento de troca entre escritores que conviveram com Paulo Leminski e que certamente têm muito a compartilhar com todos nós”, declarou.

Lidiane Galvan

A matéria completa sobre o encontro você poderá conferir na próxima edição da Revista Fecomércio PR. As fotos do evento estão disponíveis AQUI.

Crédito imagens: Ivo Lima