Sesc PR
Paraná
Esporte e Lazer: Xadrez
Esporte e Lazer: Xadrez

Axel Bachmann vence xadrez em Caiobá

Depois de uma semana, com nove rodadas muito disputadas, o Grande Mestre Internacional Alex Bachmann, do Paraguai, venceu o 7º Torneio Internacional de Xadrez Sesc 75 Anos, disputado no Hotel Sesc Caiobá, em Matinhos. Um total de 160 enxadristas do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Cuba, Estados Unidos, França e Zâmbia jogaram o torneio da modalidade clássica.

Axel Bachmann estreou em Caiobá levando o troféu de campeão para casa. “É minha primeira vez em Caiobá, e somente o fato de vir para cá já me deixa feliz, pois é um torneio de grande nível e muito bem organizado. Naturalmente ganhar um campeonato como este é uma alegria muito grande. Ano que vem voltarei e trarei a minha família”, adiantou.

A segunda posição ficou com o GMI brasileiro Alexandr Fier. “Fiquei muito feliz de ter vindo, as condições daqui são muito boas, o hotel é fantástico e, também, fiquei feliz de rever os amigos. É um torneio muito forte e estar na segunda colocação é um resultado razoável”, pontuou

Em terceiro lugar ficou o GMI Neuris Delgado, também do Paraguai. “Ano passado eu participei do torneio, que contou com menos competidores. Já esse ano voltou a ser um torneio difícil, com muitos grandes mestres e quase 200 pessoas nas disputas. Eu estou feliz com o resultado, foram ótimas partidas. O Axel é um excelente jogador e um grande amigo, então também estou feliz por ele”, salientou

Os 20 primeiros colocados foram premiados com medalhas, assim como os vencedores das diversas categorias. Destaque do feminino, a FM brasileira Juliana Terao levou medalha e troféu para casa. Os prêmios foram em homenagem ao filho, Nicolas. “Tenho um filho pequeno e agora é que estou voltando a participar dos torneios. Foram rodadas muito disputadas, eu fui bem e fui mal ao mesmo tempo, então fiquei feliz de ter alcançado este resultado”, avaliou.

Próxima data

Anfitrião do evento, por meio do Centro de Excelência de Xadrez, seu fundador, o GMI Jaime Sunye Neto, fez uma avaliação positiva do torneio. “Conseguimos reunir um grupo de jogadores muito forte, de vários países. Tivemos repercussão nacional e internacional muito positiva, por meio de pessoas que acompanharam as disputas on-line. Para nós do Paraná podermos fazer um torneio desse nível, atraindo jogadores fortes, torna esse evento um dos maiores do Brasil e, também, o mais competitivo”, observou. Ele ressaltou que o torneio do ano que vem já tem data para acontecer: de 22 a 30 de junho.

Acompanharam a premiação o diretor de Esporte, Lazer e Saúde do Sesc PR, Marcus Vinicius Mello; o presidente do Clube de Xadrez de Curitiba, Murilo Salustiano, e o gerente executivo do Sesc Caiobá, Adalberto Carneiro.