Sesc PR
Paraná
Esporte e Lazer: Dia do Desafio
Esporte e Lazer: Dia do Desafio

Está dada a largada para o Dia do Desafio

O lançamento do Dia do Desafio no Paraná, realizado ontem (10) no teatro do Sesc da Esquina, foi de debate e troca de experiências sobre “A importância da gestão esportiva na prática de atividades físicas”. O Sesc PR convidou gestores públicos e ex-atletas profissionais para construírem juntos uma visão  sobre como engajar a população na prática regular de atividade física.

Entre os convidados para o debate estava, de forma virtual, o ex-atleta e bicampeão olímpico de voleibol, Giovane Gávio. “Estou no Sesc há sete anos, primeiro como técnico da equipe de vôlei de alto rendimento e nos últimos três, quatro anos como embaixador do esporte social do Sesc Rio de Janeiro, onde a gente vem implantando diversas escolinhas, no meu caso as de vôlei”, comentou Giovane. Ele apresentou a política de esporte, o Sesc RJ Mais Esporte. “Há três anos criamos parcerias para desenvolver o esporte como uma ferramenta transformadora da sociedade, inspirando as pessoas a praticarem de um jeito prazeroso uma atividade física”, completou o embaixador.

Para a mesa de debate participaram o secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Carlos Pijack Jr, o diretor de Fomento e Promoção do Esporte da Secretaria de Estado do Esporte, Clesio Prado, o gerente de Esporte e Lazer do Sesc PR, Lucas Chaves e o medalhista olímpico no atletismo Robson Caetano. A mediação foi realizada pelo professor Marcos Ruiz, da Uninter Curitiba. “Eu acho fundamental o esporte para a vida de qualquer pessoa. O cidadão que não pratica esporte tem prejudicado a sua vida. Eu faço o convite a você pra participar do dia D e dar sequência na continuidade. Primeiro passo é sempre mais difícil, depois que você dá o primeiro passo você se ambienta, você começa a entender, identificar os benefícios do esporte”, comentou Robson Caetano.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor da Divisão de Recursos Humanos do Sesc PR, Marcos Antonio Carneiro, representando o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos. “Tudo o que fazemos de forma individual fazemos muito bem, mas em conjunto fazemos muito melhor. Para a realização do Dia do Desafio é de extrema importância a realização de parcerias tanto público-privada quanto com a comunidade e pessoas interessadas em nos ajudar nesse evento em prol de um objetivo que é a promoção do bem estar e saúde da população”, disse o diretor em seu discurso.

O evento foi transmitido ao vivo para todas as unidades do Sesc PR, que receberam as respectivas autoridades municipais.

A transmissão também está disponível para visualização até amanha (12) no canal do Sesc PR no Youtube.

Muito mais que um dia

O Dia do Desafio, realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio, será no dia 31. Neste dia, o Sesc PR convoca toda a população paranaense para praticar no mínimo 15 minutos de qualquer atividade física e realizar o registro de participação no site www.sescpr.com.br/ddd, que estará disponível a partir das 00h às 21h do dia 31/5.

Para o triênio 2023-2025 o Dia do Desafio trabalhará a temática “Mais que um dia”. A proposta é enfatizar a campanha como uma ferramenta efetiva para sensibilizar gestores públicos e instituições a desenvolverem projetos comunitários com foco em esportes, atividades físicas e mobilidade urbana, utilizando conteúdos relacionados ao conceito de urbanismo tático, metodologia global de estímulo à ocupação de espaços urbanos voltados para as pessoas.

A gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo e coordenadora do Dia do Desafio no Continente Americano, Carolina Seixas, participou do evento de abertura e deixou o recado: “fica o convite aqui para o Dia do Desafio para que seja ‘Muito mais que um dia’. Que a gente encontre uma atividade que nos dê prazer, que nos motive a praticar, seja descer um ponto antes do ônibus para chegar em casa ou sair com cachorro para dar uma volta, enfim, todo o movimento vale. O importante é que a gente se mantenha ativo”, concluiu.

Desafio com solidariedade

De acordo com as últimas pesquisas realizadas pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional em 2022, 53,5% dos lares paranaenses estavam algum grau de insegurança alimentar. Ou seja, em mais da metade dos domicílios do Paraná foram identificados relatos de incerteza em relação ao acesso aos alimentos. Isso representa mais de seis milhões de pessoas.

Para amenizar essa situação, nesta edição o Dia do Desafio convida a população para se unir ao Mesa Brasil com a doação de caixa de leite UHT para atender às instituições mantidas pelo programa que há 20 anos ajuda a reduzir a fome e a insegurança alimentar no estado. Do dia 10 a 31 de maio, as unidades do Sesc em todo o Paraná estarão recebendo as doações.

Dia do Desafio

Dia: 31 de maio

Registro de participação: das 00h às 21h no site www.sescpr.com.br

Mais informações em: www.diadodesafio.org.br; Facebook.com/odiadodesafio