Sesc PR
Paraná
Ação Social: Idoso,  Trabalho com Grupos
Ação Social: Idoso,  Trabalho com Grupos

13º Encontro Paranaense 60+ reúne mais de 300 pessoas no Hotel Sesc Caiobá

Começou ontem (9) um dos principais eventos do calendário do Trabalho Social com Idosos (TSI). Em sua 13ª edição, o Encontro Paranaense 60+, reúne mais de 300 pessoas integrantes das atividades do TSI, no Hotel do Sesc Caiobá.

Até sexta-feira (12), o evento contará com vasta programação, entre oficinas, passeio turístico, apresentações culturais, show de talentos, baile temático, bingo, momento zen, entre outras.

Com o tema “Festa na Roça”, o primeiro dia do Encontro Paranaense 60+ iniciou com cantoria no halldo Hotel Sesc Caiobá. Um momento para rever os amigos feitos em edições anteriores do evento.

A primeira atividade oficial foi o passeio turístico por Matinhos, seguido pela palestra “Empreender como meio para obter momentos de felicidade”, com o consultor Rene Berardi. Para ele, para percorrer o caminho da felicidade são necessárias três condições básicas: autorreflexão, compromisso e consistência. “É um processo complexo que depende de cada um. É um estado de equilíbrio de quatro fatores: físico, social, emocional e espiritual. Só somos plenamente felizes, quando equilibramos essas quatro áreas”, refletiu.

Ainda segundo o palestrante, os chamados momentos de felicidade são mais apreciados pelo público 60+, do qual também faz parte. “Nós temos uma compreensão maior sobre a vida agora do que tínhamos lá atrás”, ponderou.

Essa é a primeira vez que a professora aposentada Marisa Lemos participa do encontro. De Maringá, ela aprovou a palestra e a reflexão sobre o tema felicidade. “Às vezes eu me pego pensando como eu era feliz lá atrás, na minha juventude, mas não tinha essa consciência, achava que faltava algo. Mesma coisa ao ver os meus alunos, quando lecionava. Aqui no encontro eu percebo que tem essa alegria, que tem um viver com objetivos, com bem-estar. Em espaços como esse podemos criar os nossos momentos de felicidade”, observou.

A primeira noite do evento foi encerrada com a apresentação dos músicos Oswaldo Rios e Rogerio Gulin, com clássicos da moda de viola e do cancioneiro brasileiro e caipira.

Confira a programação aqui.