Sesc PR
Paraná

Sesc PR e Fundação Pró-Renal realizam o Dia Mundial do Rim

Nesta quinta-feira (9), a Fundação Pró-Renal e o Sesc PR promovem o Dia Mundial do Rim. O evento será realizado entre a Boca Maldita e a Praça Osório, no centro de Curtiiba, disponibilizando exames de prevenção à doença renal e orientações para a comunidade. 

Realizado há 17 anos, o Dia Mundial do Rim tem como objetivo disseminar informações sobre doenças renais, com foco na prevenção e diagnóstico precoce. Pensando em eventos inesperados, como a pandemia Covid-19, desastres ambientais e enchentes, por exemplo, o tema específico de 2023 é “Cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados”. 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), no Brasil a estimativa é de que 10 milhões de pessoas tenham doença renal crônica, sendo que 90 mil precisam de estímulo artificial da função dos rins (diálise). Estima-se que entre os anos de 2009 – 2019, o número aumentou mais de 100%. 

As principais causas que promovem a doença renal são a pressão arterial elevada (hipertensão) e diabetes. O diabetes foi estabelecido como a segunda causa mais comum de insuficiência renal terminal na maioria dos países desenvolvidos. Inflamações ou infecções, assim como algumas drogas como analgésicos e anti-inflamatórios, podem causar a doença renal crônica, se ingeridos durante longo tempo. 

As alterações renais podem ser silenciosas e, caso não seja feito o acompanhamento preventivo, podem ser identificadas em casos graves. Dentre os exames, a medição da quantidade de creatinina na urina permite uma identificação rápida e barata. Alguns sintomas que podem aparecer são: aumento do volume e alteração na cor da urina, incômodo ao urinar, inchaço nos olhos, tornozelos e pés, dor lombar, enjôos e vômitos e alteração na pressão arterial. 

Fundação Pró-Renal 

A Fundação Pró-Renal acolhe de forma humanizada o paciente renal e seus familiares, ao cuidar integralmente de todas as necessidades geradas durante o tratamento. Por ano, são mais de 7.500 consultas médicas, 32.000 consultas pela equipe multiprofissional e 1.000.000 de benefícios, entre cestas básicas, medicamentos, exames complementares e laboratoriais e fraldas. Todo serviço é voltado à prevenção, a fim de evitar a progressão da doença e assegurar a qualidade de vida do paciente renal.  A instituição é referência em pesquisas para a otimização do manejo do paciente renal e do tratamento das comorbidades associadas às doenças renais, sendo pioneira em diálise peritoneal no Brasil. Para isso, possui equipe multiprofissional de saúde, atuando na promoção à saúde e educação a respeito da doença renal.