Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Campanhas,  Sesc Saúde
Saúde e Alimentação: Campanhas,  Sesc Saúde

Sesc PR participa do 1º Encontro de Atualização das Ações de Enfrentamento das Arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde

Nos dias 8 e 9 de novembro a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoveu o 1º Encontro de Atualização das Ações de Enfrentamento das Arboviroses. Na ocasião o Sesc PR foi representado pelo diretor de Esporte, Lazer e Saúde, Marcus Vinicius Mello, que também contou com a presença do secretário de Saúde do Estado, Beto Preto; da diretora da Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, do secretário de Saúde de Campo Mourão e diretor financeiro do COSEMS-PR, Sergio Henrique do Santos; da chefe da Divisão dos Laboratórios de Epidemiologia e Controle de Doenças Lacen,  Irina Nastassya Riediger, e da coordenadora de Vigilância Ambiental, Ivana Lúcia Belmonte, além das 22 Regionais de Saúde, gestores municipais e profissionais da saúde.

O enfrentamento às doenças causadas pelo Aedes aegypti, como a zika, a chikungunya e, em especial, a dengue, exigem ações intersetoriais e atualizações nas abordagens e técnicas para reduzir o número de casos. Diferentes temas foram abordados a fim de capacitar as equipes para as ações desenvolvidas ao longo dos meses. Até o momento, o estado possui o registro de 1.394 casos confirmados de dengue, sendo 35 considerados severos, além de dois óbitos.

Visando a responsabilidade com a missão de promover soluções socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, o Sesc PR em parceria com a Sesa promoveu o pré-lançamento da Campanha de Prevenção à Dengue 2022-2023. A apresentação do projeto, que inclui o aplicativo “Aqui o mosquito não entra!”, foi feita pela gerente de Saúde e Odontologia do Sesc PR, Suellen Costa Cristo, e pela analista em Educação em Saúde, Kelly Mafra, que indicaram a necessidade do engajamento da comunidade na eliminação dos criadouros do mosquito.

A campanha incentiva a adequada destinação de resíduos, limpeza de ambientes, manutenção de reservatórios de água, que possam proliferar o Aedes aegypti. Em 2021-2022, foram eliminados 259.227 criadouros por meio da participação de 5.764 pessoas, de 284 municípios do Paraná. A significativa adesão na competição evidencia como ações educativas podem fazer a diferença no cenário atual.

A partir de agora as  unidades do Sesc PR iniciarão os alinhamentos com os parceiros, para promoção de diferentes ações educativas de sensibilização e prevenção à dengue nos municípios do estado ainda neste ano. Em  janeiro o aplicativo “Aqui o mosquito não entra!” já estará disponível para a competição de 2023.

O secretário de Saúde do Estado, Beto Preto
Mesa de abertura composta pelo diretor da Divisão de Esporte, Lazer e Saúde, Marcus Vinicius Mello; a chefe da Divisão dos Laboratórios de Epidemiologia e Controle de Doenças Lacen, , Irina Nastassya Riediger;  a diretora da Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes; o secretário de Saúde de Campo Mourão e diretor financeiro do COSEMS-PR, Sergio Henrique do Santos, e a coordenadora de Vigilância Ambiental, Ivana Lúcia Belmonte