Sesc PR
Paraná
Ação Social: Idoso,  Trabalho com Grupos
Ação Social: Idoso,  Trabalho com Grupos

Grupos de cantoria de todo o estado estão reunidos em Curitiba

Nesta terça (22) e quarta-feira (23), os grupos de canto, coral e seresta de oito unidades do Sesc PR participam, em Curitiba, da primeira edição do Festival de Cantoria, com a temática Quem Canta Seus Males Espanta.

Reunidos no Teatro do Sesc da Esquina, mais de 150 integrantes dos grupos do Trabalho Social com Idosos do Sesc Água Verde, de Curitiba, Paranaguá, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Matinhos, Campo Mourão e Ivaiporã, participam de oficinas de técnicas vocal, shows musicais e apresentações dos próprios grupos.

A cantora Alexandra Scotti foi responsável pela abertura do evento, que também teve a apresentação artística do Coro Juvenil Gato na Tuba, da Associação Beneficente São Roque.

Para a chefe do Departamento de Políticas da Pessoa Idosa, Adriana Santos de Oliveira, o Sesc tem desenvolvido trabalho com os idosos de todo o estado trazendo cidadania. “O Sesc traz alegria, movimento, interação, participação das pessoas. Há muito tempo o Sesc já faz este trabalho, mas acredito que neste momento da história que estamos vivendo, com o envelhecimento da população, ele é fundamental. As parcerias do Sesc com os municípios e com o governo do estado são essenciais para que tenhamos protagonismo”, pontua.

De acordo com a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Lidiane Galvan, que na oportunidade representou o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, há muitos meses o evento vem sendo preparado pelas equipes de todo o estado. “Procuramos trazer bem-estar, qualidade de vida, aprendizado, e muita socialização. Vocês são vida em nossas unidades”, declara.

Segundo os organizadores do festival, a ideia é proporcionar a integração social dos grupos, desenvolver a autoestima e a autoconfiança, estimular a memória, a concentração e valorizar as vivências de cada um. “Através da música queremos promover a convivência entre estas pessoas e que o festival sirva como um instrumento de integração social e que melhore a comunicação, os relacionamentos, a aprendizagem, a expressão corporal, e que favoreça o desenvolvimento emocional, mental, social e cognitivo de cada um”, destaca a gerente de Ação Social do Sesc PR, Nabile Barboza de Nardi.

Além das atividades desenvolvidas no Sesc da Esquina, os participantes puderam visitar pontos turísticos da capital, almoço em restaurante tradicional do Bairro de Santa Felicidade e de café colonial com música ao vivo e bingo. O show de encerramento foi apresentado pelo grupo Viola Quebrada.

As fotos do evento estão disponíveis AQUI.