Sesc PR
Paraná
Ação Social: Idoso
Ação Social: Idoso

Abertura oficial da 11ª edição do Encontro Paranaense do Idoso é realizada no Sesc Caiobá

O Centro de eventos do Hotel Sesc Caiobá reuniu os participantes da 11ª edição do Encontro Paranaense do Idoso para a abertura oficial do evento, na manhã de ontem (8). O diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, prestigiou a solenidade, que reuniu outras autoridades para celebrar um dos encontros mais tradicionais e especiais realizados pela instituição no estado. “Vocês trazem vida e alegria para o Sesc”, iniciou Sextos durante a abertura.

“É uma alegria para nós podermos realizar mais uma vez o Encontro Paranaense do Idoso. Estamos recebendo 296 pessoas, de 12 cidades do estado, que vieram para o Hotel Sesc Caiobá ter esse momento de lazer, de troca de experiências, de encontro. Teremos uma nova edição em outubro, para que mais pessoas possam partilhar dessas vivências”, pontuou.

A gerente de Assistência do Departamento Nacional do Sesc, Ana Cristina Barros, também esteve no evento. “Estou bem emocionada de ver esse auditório repleto de pessoas que veem no trabalho do Sesc algo importante, que faz a diferença e que transforma vidas. O Trabalho Social com Idosos foi idealizado nos anos 1960 e foi crescendo ao longo dos anos e expandindo para o Brasil inteiro. É muito importante a retomada de encontros de convivência como esse, e essa iniciativa deve ser replicado no país inteiro, porque o Sesc é um lugar de encontro”, enfatizou em sua fala.

O Encontro Paranaense do Idoso também contou com a presença do assessor da Secretaria da Justiça, Família, Trabalho do Estado do Paraná, Aloisio Nascimento. “Essa população deve estar inserida efetivamente na sociedade. A pessoa idosa muito contribuiu para a economia e o desenvolvimento do nosso estado e merece ser reconhecido por isso.

Essa construção de políticas públicas é coletiva, e o Sesc é um grande exemplo de instituição que faz um trabalho de excelência voltado a esse público”, disse. Em sua fala, a presidente do Conselho Estadual do Direito do doso e chefe do Departamento da Política para a Pessoa Idosa da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Adriana Oliveira, contou em primeira mão que o Paraná será o primeiro estado a receber o prêmio como estado amigo da pessoa idosa. “É muito bom estar em espaços como esse repleto de pessoas pensando em ações, se envolvendo, trocando ideias e experiências de vida. O nosso Conselho é composto 70% de pessoas idosas. Nós sempre dizemos ‘nada sobre nós sem nós”, por isso é tão importante essa representatividade. É imprescindível trazer como reflexão da necessidade de pensar políticas públicas para uma sociedade em todas as faixas etárias. Por isso precisamos parabenizar o Sesc por ser precursor em iniciativas que envolvem o envelhecimento com qualidade de vida, que colocam os idosos como sujeitos de direitos. O estado do Paraná vê o Sesc como um grande parceiro nesse sentido”, declarou.

Também participaram da abertura o vice-presidente do Sindilojas Paranaguá, Said Khaled Omar; o diretor suplente da Fecomércio PR e diretor do Sinca PR, Eduardo Rubens de Andrade; a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Maristela Bruneri; o desembargador Paulo Roberto Hapner; o comandante da Polícia Militar de Matinhos, Rildo Fausto Kops Neto; o secretário de Assistência de Pontal do Paraná, William Pereira; a representante da Secretaria de Assistência Social de Matinhos, Alexandra Gonçalves; a gerente de Ação Social do Sesc PR, Nabile de Nardi; o gerente executivo do Sesc Caiobá, Adalberto Carneiro; o gerente do Senac Matinhos, Bruno Truber Damião; o gerente do Sesc Paranaguá, Joel Viana, e o gerente do Senac Paranaguá, Agnaldo Monteiro.

Realizado desde o dia 7 de junho com o tema “Cinema – Venha viver esse roteiro no Sesc”, o evento vai até esta sexta-feira (10). O Encontro Paranaense do Idoso continua com uma série de atividades nesta quinta-feira (9). Confira a programação:

9 de junho (quinta-feira)
• 7h/9h Café da manhã
• 9h30/12h Horário livre
• 11h30/13h30 Almoço
• 14h30/16h Show de Talentos
• 16h/16h30 Coffee break
• 18h30/20h30 Jantar • 21h/23h Baile de Gala “Oscar”

10 de junho (sexta-feira)
• 7h/9h Café da manhã
• 11h30/13h30 Almoço