Sesc PR
Paraná
Turismo: Sesc 75 anos
Turismo: Sesc 75 anos

10 de maio – Dia do Guia de Turismo

Neste dia 10 de maio presta-se homenagem aos profissionais que se dedicam a auxiliar e entreter os turistas durante as viagens. Além de conhecimento sobre a cultura, história e rotinas do local, o guia precisa ser carismático e ter autoridade, sem ser autoritário.

No Brasil, a profissão de Guia de Turismo está regulamentada através da lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993. De acordo com a lei, o profissional pode ser classificado em cinco áreas: guia turismo regional, nacional, internacional, especializado em atrativos naturais e especializado em atrativos culturais. Cada uma das classificações possui exigências e competências específicas.

Para que o profissional possa exercer a sua função corretamente deve concluir curso profissionalizante na área turística e estar cadastrado no Cadastur (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo).

De acordo com o gerente de Turismo Social do Sesc PR, Augusto Zortéa, “o Sesc PR reconhece a importância da atividade e deseja sucesso a todos os guias de turismo”.