Sesc PR
Paraná

Aluna nota 1000 do Colégio Sesc São José é homenageada pela Câmara de Vereadores de Curitiba

Presidida pelo vereador Tiko Kuzma (Pros) a sessão híbrida da Câmara de Vereadores de Curitiba de segunda-feira (14) contou com uma homenagem a Emily Moraes de Oliveira, formada pelo Colégio Sesc São José em dezembro de 2021, e que faz parte do grupo de dez alunos que tiraram a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os proponentes da homenagem foram os vereadores Professor Euller (PSD) e Jornalista Márcio Barros (PSD).

“No último Enem ela foi uma das10 alunas a tirar a nota máxima em redação, a nota mil, a chamada redação perfeita. O Exame Nacional do Ensino Médio tem um estilo de redação um pouco diferente. Ele pede aos alunos uma proposta de intervenção, o que não é algo simples de se fazer, além de discorrera respeito de um tema ele precisa apresentar uma solução para o problema. Além da correção gramatical, clareza, concisão, é necessário todo um arcabouço de conhecimento de mundo. A Emily foi uma das poucas alunas do Brasil a ter conseguido a nota máxima. Eu e o Professor Márcios Barros e toda a Câmara Municipal gostaríamos de prestar essa homenagem a você, com entrega de certificado e votos de congratulações e aplausos”, parabenizou o vereador, Professor Euller.

Os parlamentares também homenagearam as professoras de produção de texto do Colégio Sesc São José, Luana Gabriela da Silva e Elianai Zanella dos Santos, pelo empenho e dedicação que contribuíram para a almejada nota 1000 da aluna. “Sem professor é muito difícil chegar a lugar algum. Por isso é com prazer e honra que recebemos a Emilly Moraes, e também as professoras Luana e Elianai Zanella dos Santos”, completou o Vereador Jornalista Márcio Barros.

Emily cursou todo o Ensino Fundamental em escola pública e quando soube do processo seletivo doColégio Sesc São José entendeu ser uma oportunidade para aprimorar os estudos. Em 2019, ela resolveu fazer o Enem como treino e conta que na redação obteve apenas 580 pontos. “Fora as propostas em sala de aula, ela sempre fazia duas redações amais e trazia para corrigirmos”, conta Luana Gabriela da Silva.

“A Emily mostrou para ela e também para os alunos que é possível. Essa é a mensagem que fica, servindo de espelho para os outros alunos, e isso já tem refletido na sala de aula, eles tem tido mais interesse, se proposto a fazer outras redações do que as já propostas”, observa Elianai Zanella dos Santos.

Emily, que recebeu uma bolsa de100% para Medicina na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), também recebeu propostas de estudos no exterior. Uma faculdade da Califórnia entrou em contato coma aluna e ofereceu além de uma bolsa de estudos 100% gratuita, todos os custos como passagens aéreas e moradia, caso optasse em ir para a área de negócios. “Medicina sempre foi o meu sonho e eu não tenho palavras para descrever tudo o que está acontecendo”, completou a Emily Moraes de Oliveira. Também acompanharam a sessão, a gestora do Colégio, Marlene Kochinski, a diretora do Colégio Sesc São José, Marilda Kochan Ribas de Oliveira, e a gerente de Educação do Sesc PR, Márcia Salete Campos Dallagnol, e a tia de Emily, Daysi Helen Moraes.

Confira a sessão aqui.