Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Sesc Saúde Mulher
Saúde e Alimentação: Sesc Saúde Mulher

Sesc Saúde Mulher inicia atendimentos gratuitos em Paranaguá

Exames preventivos de Câncer de Mama e de Colo de Útero começam a ser ofertados gratuitamente nesta terça-feira (30) para moradoras de Paranaguá. Um convênio entre o Sesc PR e a Prefeitura local foi assinado na tarde de ontem (29) durante o lançamento da unidade móvel Sesc Saúde Mulher, realizado no Sesc Paranaguá.  

O diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, representou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana. Ele assinou o termo de parceria com o vice-prefeito de Paranaguá, José Carlos Borba; a secretária de Saúde de Paranaguá, Lígia Regina de Campos Cordeiro, e o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Paranaguá (Sindilojas Paranaguá), Said Khaled Omar.  

Sextos trouxe em sua fala os números de atendimentos realizados pela unidade móvel. “Foram mais de sete mil mamografias realizadas, sendo que 99 exames obtiveram resultados com indício de câncer. O objetivo desse projeto é salvar vidas. Para isso contamos com a parceria da Prefeitura, com algumas contrapartidas e no encaminhamento dessas mulheres para fazerem seus exames. A gente sempre espera que não tenha nenhuma incidência da doença, mas se houver, que essas mulheres possam ter um diagnóstico e um encaminhamento adequado”, pontuou o diretor regional do Sesc PR.  

A unidade móvel realiza atendimentos gratuitos até o dia 10 de dezembro. Até lá a expectativa é que 400 exames gratuitos sejam ofertados para a população. As mamografias são voltadas às mulheres de 50 a 69 anos; já os exames preventivos (citopatológicos) de 25 a 64 anos de idade. “Só temos a agradecer ao Sesc e ao Sistema Fecomércio pelo empenho em proporcionar essa parceria com a Prefeitura. Sabemos da seriedade desse projeto e da excelência desse atendimento às mulheres”, completou o vice-prefeito, José Carlos Borba.  

Os atendimentos ocorrerão conforme faixa etária e agendamentos prévios. A Secretaria de Saúde de Paranaguá é responsável pelos agendamentos e fará os encaminhamentos das mulheres até a unidade móvel. “Nós estamos retomando os nossos trabalhos naa atenção primária, na busca ativa e na prevenção. Os atendimentos da unidade móvel Sesc Saúde Mulher vêm somar neste momento. Nós sabemos que qualquer doença diagnosticada logo no início aumenta as chances de cura, por isso só agradecemos a este trabalho e essa parceria”, enfatizou a secretária de Saúde de Paranaguá, Lígia Regina de Campos Cordeiro.  

O presidente do Sindilojas Paranaguá, Said Khaled Omar, reforçou a preocupação do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR com as mulheres. “Essa unidade móvel tem ajudado muitas mulheres a detectarem a doença nos diversos municípios por onde passou”, pontuou.  

Também participaram da cerimônia de lançamento da unidade móvel Sesc Saúde Mulher a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Paranaguá, Neusa Costa Pauly; a gerente de Saúde e Odontologia do Sesc PR, Suellen Costa Cristo; o gerente executivo do Sesc Caiobá, Adalberto Carneiro, e o gerente executivo do Senac Paranaguá, Agnaldo Camilo Monteiro.