Sesc PR
Paraná

Sesc Brasil debate hoje Webinar Diálogos: Memórias e Direitos Indígenas e Negros

Nesta quinta-feira, (25), às 18h, o Sesc Brasil realiza mais um debate do ciclo Diálogos, que vai tratar sobre ‘Memórias e Direitos Indígenas e Negros’. Esta é uma ação que dialoga com o trabalho de memória e patrimônio, que ganha cada vez mais corpo e espaço nas programações da instituição.

No último debate do ciclo Diálogos, o gestor cultural, pesquisador e liderança indígena Gasodá Suruí, a pesquisadora e liderança quilombola Givãnia Silva, e o professor e pesquisador Delton Felipe, discutem as os avanços, os desafios e as estratégias traçadas por essas populações no campo das políticas culturais.

A série de atividades de Patrimônio Cultural e Memória Social busca promover um olhar crítico e reflexivo sobre a nossa sociedade e fomentar o exercício da cidadania a partir do conhecimento dos processos de formação e apropriação da memória e do patrimônio cultural brasileiro.

Conheça os participantes:

Gasodá Suruí (RO)Indígena do povo Paiter Surui, pertencente ao grupo Clãnico Gãmeb. Residente na Aldeia Paiter Linha 09, na Terra Indígena Sete de Setembro em Cacoal – Rondônia. Graduado em Turismo pelo Centro Universitário São Lucas de Porto Velho-Rondônia em 2009. Mestre em Geografia, 2018 e atualmente e doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR/PPGG. Tem experiência na relação com as comunidades indígenas, tradicionais, associações indígenas e estudos de turismo, principalmente em Ecoturismo em Terras Indígenas e estudos geográficos sobre natureza e territorialidades na Panamazônia, sobretudo relacionados aos povos originários e populações tradicionais.

Givãnia Silva (PE/DF) Educadora e quilombola atuou em sala de aula em escolas públicas por 20 anos. Graduada em Letras e especialista em Programação de Ensino e Desenvolvimento Local Sustentável. Mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade de Brasília-UnB (2010-2012) e doutoranda do curso de Sociologia na mesma Universidade (2017-2021).  Pesquisa educação escolar quilombola, organização de mulheres quilombolas e questões da/na terra em quilombos. Integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro/NEAB, Grupo de Estudo Mulheres Negras, Grupo de Estudos em Políticas Públicas, História e Educação das Relações Raciais/ GEPPHERG e Cauim (todos da UnB).

Delton Aparecido Felipe (PR)Professor Doutor do Departamento de História e pesquisador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros da Universidade Estadual de Maringá – Paraná. Diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN); Membro do Conselho de Igualdade Racial de Maringá – Paraná (COMPIR); Conselheiro Permanente de Conselho de Direitos Humanos do Estado do Paraná (COPED), Conselheiro Consultivo da Ouvidoria Externa da Defensoria Pública do Paraná e Pesquisador Visitante da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas – São Paulo.

Clique AQUI para acessar a transmissão.