A Chegada de Um Trem na Estação | 1895 | Dir: Auguste e Louis Lumière| França |Classificação: Livre
Você sabia que um dos primeiros filmes da história é o registro de um trem?
Considerado um dos primeiros registros cinematográficos da história, a pequena sequência de imagens consiste como o próprio nome diz na chegada do trem a estação. Na época muitos inventores ao redor do mundo pesquisavam e produziam equipamentos que geravam e reproduzam imagens, esses equipamentos surgiram da herança das lunetas mágicas, shows de mágica e fantasmagoria. O primeiro cinema ainda não prezava pela narrativa, ele consistia apenas no registro de imagens e apresentação de shows de variedades.
Durante a exibição do curta-metragem, dos irmãos Lumière, o público levantou das cadeiras e saiu correndo, pois pensaram que o trem iria passar por cima deles.
No mês de novembro o Drops CineSesc homenageia a origem do cinema, que tem início no final do século 19 e começo do século 20.
* O Drops CineSesc, iniciativa do Sesc Paranavaí, é uma ferramenta de divulgação e indicação de produções audiovisuais para os clientes do Sesc Paraná e público em geral.
(Texto: Edson Godinho, técnico de Atividades Cultura do Sesc Paranavaí)