Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Sesc Saúde Mulher
Saúde e Alimentação: Sesc Saúde Mulher

Sesc Saúde Mulher beneficiará população de Guaraqueçaba

Instalada no Sesc Paranaguá, unidade móvel ofertará até o dia 26 de novembro exames gratuitos de mamografias e citopatológicos

A unidade móvel Sesc Saúde Mulher – serviço itinerante que oferta gratuitamente exames preventivos de Câncer de Mama e de Colo de Útero beneficiará a população de Guaraqueçaba com os atendimentos do projeto. A ação integra a programação da Campanha Sesc de Prevenção ao Câncer de Mama.

O lançamento com a assinatura do convênio entre o Sesc PR com a Prefeitura de Guaraqueçaba está marcado para esta terça-feira (26), às 15h. A solenidade será realizada no Sesc Paranaguá (Rua Domingos Peneda, 947, Estradinha – Paranaguá), local onde a unidade móvel está instalada.

O Sesc Saúde Mulher permanece no local até o dia 26 de novembro. No período, devem ser realizados cerca de 500 exames, entre mamografias e preventivos (citopatológicos). As mamografias são voltadas às mulheres de 50 a 69 anos; já os exames preventivos (citopatológicos) de 25 a 64 anos de idade.

Os atendimentos ocorrerão conforme faixa etária e agendamentos prévios. A Secretaria de Saúde de Guaraqueçaba está fazendo os agendamentos e fará os encaminhamentos das mulheres até a unidade móvel.

Lançada em 2017, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher já atendeu a população de 32 municípios, e Guaraqueçaba será contemplada pela primeira vez. Ao total foram 7.331 mamografias, sendo que 96 exames (1,31%) obtiveram resultados com indício de câncer. Outros 6.834 exames citopatológicos também foram realizados, sendo que 43 exames (0,63%) obtiveram resultados com indício de câncer e em 1.058 (15,5%) foram identificadas patologias não cancerígenas que foram encaminhadas para tratamento pelo médico de cada município. Quanto às atividades de Educação em Saúde, foram realizadas até o momento 573 ações educativas, contemplando 15.647 pessoas.

Serviço

Lançamento Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher
Data: 26 de outubro de 2021 | 15h
Local de instalação da unidade móvel: Sesc Paranaguá (Rua Domingos Peneda, 947, Estradinha).