Sesc PR
Paraná
Cultura: Eventos
Cultura: Eventos

Inscrições prorrogadas até  sexta-feira para o curso on-line Memória, Patrimônio e Cidadania Cultural

O Sesc inicia no mês de setembro uma série de atividades de Patrimônio Cultural e Memória Social. A programação busca promover um olhar crítico e reflexivo sobre a nossa sociedade e fomentar o exercício da cidadania a partir do conhecimento dos processos de formação e apropriação da memória e do patrimônio cultural brasileiro.

Entre as ações do projeto estão os Diálogos, webinares em que especialistas debatem aspectos variados do assunto; Percusos, formações gratuitas e online para reflexão e capacitação do público nos usos da memória e do patrimônio, e Vivências, uma websérie que vai levar ao público história, patrimônio e cultura de diversas regiões do país. Saiba mais:

Percursos

Entre as primeiras iniciativas estão a realização de dois cursos que abordarão os temas: “Memória, Patrimônio e Cidadania Cultural” e “Decolonialidade e memória: reconstruir o passado, inventar o futuro”. Os encontros irão destacar, sobretudo, a influência na reinterpretação social e como novos olhares históricos podem ser construídos, tendo como elemento fundamental a diversidade cultural e o patrimônio brasileiro. Os cursos serão online, gratuitos e terão a duração de quatro semanas.

O primeiro curso disponibilizado será “Memória, Patrimônio e Cidadania Cultural”. Para assistir é preciso se inscrever AQUI.

Confira o resumo dele abaixo:

Curso 1: Memória, Patrimônio e Cidadania Cultural

O curso Memória, Patrimônio e Cidadania Cultural será um espaço virtual de formação dedicado à gestão comunitária da memória e aos usos do patrimônio cultural para os processos de transformação social e promoção dos direitos culturais. Assim, o curso pretende estimular sujeitos, comunidades e instituições para o reconhecimento, o registro, à valorização e preservação dos seus bens culturais, mediante a construção de saberes e a tomada de iniciativas.

O curso entrecruzará debates teóricos e reflexões sobre práticas institucionais, comunitárias e educativas.

Acesse AQUI a ementa completa.

Diálogos

Webinares ao vivo que abordarão questões sociais contemporâneas, em suas variadas dimensões. As transmissões acontecem no canal do Sesc no Youtube com a presença de especialistas de diversas áreas e pontos de vista. A primeira live acontece em 23 de setembro, a partir das 19h:

Os patrimônios culturais e a formação de memória coletiva podem ser compreendidos como um conjunto de bens materiais e/ou imateriais que contam a história de um povo. Eles possuem um importante papel na formação da identidade de uma sociedade. Portanto, precisamos construir medidas para melhor conservação tanto do patrimônio, como garantias legais de desenvolvimento da memória social. Neste webinar, o diretor do Museu Nacional, Mario Chagas, a gestora cultural do ICOM Brasil, Nicole Costa, e a mãe Nilce Maria, do Ilê Omolú e Oxum / Renafro, discutem o tema.