Sesc PR
Paraná
Cultura: Literatura
Cultura: Literatura

Semana Literária do Sesc começa com programação on-line

Teve início nesta terça-feira (28), integralmente no formato on-line, a 40ª edição da Semana Literária Sesc PR e XIX Feira do Livro Editora UFPR, com o tema “Literatura: porque outro mundo é possível”.

O evento ocorre até sexta-feira (1º) e reúne escritores brasileiros e estrangeiros para palestras e bate-papos com o público, oficinas, lançamentos de livros e narrações literárias, além de apresentações musicais e teatrais. Todos os momentos foram preparados para discutir a importância da literatura para manter a saúde mental – especialmente em tempos de enfrentamento coletivo à pandemia -, sua ressignificação e o sentimento de afeto que ela pode promover.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac e vice-governador do Paraná, Darci Piana, pontuou a necessidade do evento ser realizado pelo segundo ano consecutivo em formato virtual. “Infelizmente ainda não podemos realizar a nossa Semana Literária e Feira do Livro de maneira presencial, mas preparamos programação com nomes relevantes da literatura nacional, com um vasto conhecimento e importantes obras literárias. As livrarias e editoras estão oferecendo descontos atrativos para que o público possa adquirir livros e ampliar o conhecimento”, enfatizou.

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, parceiro na realização do evento, destacou sobre a adesão de diversas editoras e livrarias. “Esperamos, que a exemplo do que ocorreu o ano passado, o evento ocorra com absoluto sucesso. Teremos desta vez um número recorde de participações de editoras e livrarias: 57 e todos os livros vendidos com grandes descontos. Inclusive a nossa editora comercializará os livros com descontos de 50%”, ressaltou o reitor.

O evento ocorre por meio de uma parceria do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Universidade Federal do Paraná e Editora UFPR, com apoio da Academia Paranaense de Letras, do Consulado da Espanha e do Instituto Cervantes. 

Palestra

A noite de abertura também contou com um bate-papo entre a escritora Martha Medeiros – considerada uma das grandes vozes dos afetos cotidianos, é reconhecida como uma das melhores cronistas brasileiras e seus livros já ultrapassaram a marca de um milhão de exemplares comercializados -, e o mediador, escritor, jornalista e também cronista, Luís Henrique Pellanda.

Martha salientou que para mudar o mundo pela literatura e pela arte é necessário “sair da bolha”. “Desde que nascemos vivemos microcosmos, ambientes e relações muito fechadas, que acabamos nos identificando e nos protegendo, sem muitas vezes questionarmos o mundo que existe lá fora. É aí que entra a arte, a literatura como uma chave e uma ferramenta que abre uma porta transformadora. A pessoa que não lê se autocondena a uma prisão escolhida”.

A matéria completa do evento estará disponível na edição nº 144 da Revista Fecomércio PR. 

Feira de Livros

Para contribuir com o mercado livreiro, o evento está promovendo a feira do livro virtual, com diversas editoras e livrarias oferecendo descontos de até 50%. A listagem de todas as livrarias e editoras participantes está disponível AQUI. 

Programação de Hoje – 29/09

– 10h: Contação de Histórias: A História do Tatu, de Jackie Robb e Berny Stringle, com Luana Mara Radaeli

– 10h: Leituras Sensíveis

– 12h: Show musical com Murilo Silvestrim

– 14h: Oficina: A diferença entre ler e contar histórias, com Fernanda Munhão

– 14h: Memórias da Cidade na Semana Literária

– 15h: Apresentação teatral: A Cigarra e a Formiga

– 16h: Bate-papo Literatura, tradução e afeto, com Rita Kohl, mediado por Emanuela Siqueira

– 17h: Lançamento: Eros e Piras, de Marcos Hidemi

– 18h: O livro enquanto objeto

– 19h: Cinema na Praça – Túmulo dos Vagalumes

– 19h: Mesa-redonda Literatura e Ciência, com Sidarta Ribeiro e Luiz Oliveira

A programação completa está disponível AQUI.