Sesc PR
Paraná
Ação Social: Mesa Brasil
Ação Social: Mesa Brasil

Projeto Sopa e Pão do Sesc PR

“Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,

Não era um gato,

Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.”

(Manuel Bandeira, 1947)

O poema de Manuel Bandeira é da década de 1940, mas não poderia ser mais atual. A fome mata o homem por dentro e por fora, e é um problema enfrentado, infelizmente, por uma grande parcela da população brasileira. Porém, a cada dia a natureza produz o suficiente para alimentar cada ser humano da Terra, caso o mesmo utilizasse apenas o que lhe fosse necessário, sem desperdícios.

Já foi dito que a ingratidão é um pecado perverso, mas esqueceram de dizer que a fome é obscena. Ver, tão perto de nós, crianças morrerem de fome, sem nos indignarmos, é um crime de consciência.

Tendo isso em mente, no ano de 1991 o Sesc PR deu início ao Projeto Sopa e Pão, sensibilizado com a situação de pobreza que atinge milhares de famílias brasileiras, assumiu uma ação solidária, contribuindo de forma a amenizar a questão da fome no estado do Paraná.

O projeto tem o compromisso de levar adiante uma ação concreta a fim de contribuir para a redução dos graves problemas enfrentados em áreas caracterizadas pela situação de vulnerabilidade social de seus moradores. O Sopa e Pão é uma ação de solidariedade, de compromisso humano, de respeito e que tem por objetivo contribuir com o combate à fome e à desnutrição.

Inicialmente eram atendidas instituições sociais localizadas nos municípios de Curitiba e Londrina, e atualmente o Projeto realiza atendimentos diários também em Guarapuava, além dos dois municípios iniciais.

Considerando que, em muitas situações, a sopa significa o único alimento diário consumido pelos beneficiários, os critérios de preparação com relação à seleção de alimentos, quantidade e variedade de nutrientes é motivo de grande preocupação e estudo por parte do Sesc PR, sendo a manutenção da qualidade uma exigência constante.

O cardápio das sopas é bastante variado, buscando-se para cada dia uma composição alimentar que satisfaça as necessidades essenciais, incluindo verduras, legumes, cereais e carne, produtos oriundos dos restaurantes das unidades do Sesc PR envolvidas no projeto. Em termo de representatividade, esse alimento diário é de expressivo valor para seus beneficiários.

Entretanto, resolver os problemas das comunidades atendidas pelo Sopa e Pão nunca foi o objetivo desse trabalho, não só pela consciência da complexidade e da globalidade dos problemas enfrentados pela população vulnerável socioeconomicamente, como também pela certeza dos efeitos sociais que a característica assistencialista do projeto reflete no sistema  social e econômico.

Com a clara consciência que essa ação não vem resolver os problemas socioeconômicos da população atendida, tem-se a compreensão que o público beneficiário terá, certamente, mais saúde e melhores condições para seu desenvolvimento físico e intelectual, condições necessárias para a garantia de seu direito humano à alimentação adequada e redução do sofrimento causado pela situação de desnutrição e dos problemas dela decorrentes. Dessa forma, o Projeto Sopa e Pão se constitui como um importante instrumento no processo de desenvolvimento do público atendido.

O que o Projeto Sopa e Pão atinge é um pequeno universo do muito que há para se fazer e mudar, porém se muitos fizerem um pouco, muito poderá ser feito. Essa iniciativa mostra uma atuação do Sesc não somente com os comerciários, mas, também, com esse braço de atendimento às populações mais carentes.