Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Sesc Saúde Mulher
Saúde e Alimentação: Sesc Saúde Mulher

População de Adrianópolis é beneficiada com exames gratuitos do Sesc Saúde Mulher

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e a Prefeitura de Adrianópolis realizaram o lançamento da unidade móvel Sesc Saúde Mulher no município, na tarde de ontem (8). A partir desta sexta-feira (9), o serviço itinerante começa a ofertar gratuitamente exames preventivos de Câncer de Mama (mamografia) e de Colo de Útero (citopatológico/preventivos).

Essa é a primeira vez que o Sesc PR e a Prefeitura firmam convênio do serviço itinerante que oferta gratuitamente exames preventivos. Instalada em frente à Secretaria de Educação (Rua Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 56) a unidade móvel ofertará 676 exames, sendo 335 exames mamográficos; e 341 citopatológicos até o dia 30 de julho.

O convênio foi assinado pelo diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, representando o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; pelo prefeito de Adrianópolis, Vandir de Oliveira Rosa, e pelo secretário de Saúde do município, Alex Paulista Ribeiro. “Só temos a agradecer a Prefeitura pela parceria e por nos ajudar a cumprir a missão do Sesc que é levar qualidade de vida e saúde de maneira preventiva à população comerciária e a população do município”, pontuou o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos.

Com um rígido protocolo de biossegurança e agendamentos prévios, as mamografias serão ofertadas a mulheres de 50 a 69 anos; já os exames preventivos (citopatológicos), de 25 a 64 anos de idade. “Com certeza essa unidade móvel do Sesc do Paraná, por meio do convênio firmado com a Prefeitura, irá nos ajudar a tirar pacientes que estão na fila para realizar exames importantes para a prevenção de doenças como o Câncer de Mama e o Câncer de Colo de Útero”, ponderou o prefeito de Adrianópolis, Vandir de Oliveira Rosa.

As interessadas poderão fazer os agendamentos diretamente no local, munidas das cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. “Essa unidade vai ajudar muito a nossa população, principalmente as mulheres. Como estamos muito distantes da capital, essa logística para a realização de exames é muito difícil, ainda mais em tempos de pandemia. Essa unidade vai atender a nossa população, que não precisará se deslocar para realizar seus exames preventivos”, observou o secretário de Saúde do município, Alex Paulista Ribeiro.

Também participaram do lançamento da unidade móvel o vice-prefeito de Adrianópolis,  Israel Rodrigues; o presidente da Câmara de Vereadores de Adrianópolis, Ruy Taverna da Fonseca; o diretor da Divisão de Suprimentos e Infraestrutura do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira, representando o diretor regional do Senac PR, Rodrigo Sepulcri Rosalem; a gerente de Saúde e Odontologia do Sesc PR, Thais Zucarelli dos Santos Lemberg; o gerente executivo do Senac Curitiba Centro, Marco Antonio Biss; o assessor do deputado federal Aroldo Martins, Joel Santos; o secretário de Assistência Social de Adrianópolis, Marcelo de Jesus; o secretário de Esporte de Adrianópolis, Sidival Filho; a secretária de Educação de Adrianópolis, Dona Dalva, e o vereador Sidival Bacil de Souza.