Sesc PR
Paraná

Encontro on-line do Sesc PR reuniu simultaneamente mais de 9.300 profissionais da educação de todo o estado

Na tarde desta segunda-feira (19) o Sesc PR promoveu o primeiro de quatro encontros virtuais do projeto Sesc em Rede, que se propõe a debater e apresentar temas atuais e relevantes a profissionais de educação, estudantes e público em geral.

O primeiro encontro teve como tema “As Possibilidades do Ensino Híbrido” e foi apresentado pelo professor, psicólogo, mestre em Educação, escritor, palestrante, Marcos Meier, com transmissão pelo canal do Sesc PR no Youtube. Simultaneamente, mais de 9,300 profissionais de educação de todo o Paraná acompanharam a palestra.

Meier pontuou as mudanças que a escola vem passando ao longo de sua existência e ressaltou que, em geral, a escola é resistente a essas mudanças. O palestrante, uma das maiores autoridades brasileiras na Teoria da Mediação de Reuven Feuerstein – um modelo de aprendizagem que entende que mediador e mediado estão o tempo todo estabelecendo novas conexões em suas estruturas cognitivas e construindo vínculos – defende, como Feuerstein que é necessário que se “tirem os alunos da posição de consumidores de informação e levem-nos à posição de geradores de conhecimento”.

Para Meier,a tecnologia só será útil à educação se o grau de interatividade for alto o suficiente para desenvolver autonomia.Ele acredita que “a interação professor-aluno é fundamental para a motivação e aprendizagem significativa e o uso da tecnologia, essencial para a aprendizagem autônoma”.