Sesc PR
Paraná
Esporte e Lazer: Iniciação Esportiva
Esporte e Lazer: Iniciação Esportiva

Atleta do Projeto Aprender e Jogar do Sesc PR é convocada pela CBF

Convocada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no último dia 13 para integrar a Seleção Brasileira de Futebol Feminino Sub-17, a aluna do projeto Aprender e Jogar do Sesc PR, Érica Gomes, visitou o Sesc da Esquina, a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude de Curitiba (SMELJ) e o Palácio Iguaçu nesta quinta-feira (22).

Nos próximos dias Érica, atleta de 15 anos, seguirá para treinamentos na cidade de Pinheiral, no Rio de Janeiro e na Granja Comary, um centro esportivo mantido pela CBF em Teresópolis, onde permanecerá até o dia 6 de agosto. Já estão previstos dois jogos treinos, um no dia 1º de agosto e outro no dia 5.

Os treinamentos são uma seletiva para a Copa do Mundo Sub-17, que será realizada em agosto do ano que vem, na Índia.

Visita ilustre

Recepcionada pela equipe do Departamento de Esportes, Lazer e Turismo do Sesc PR e pelo Diretor Regional do Sesc PR, Emerson Sextos, Érica e o irmão Leonardo receberam mochilas, camisetas e materiais dos projetos esportivos que o Sesc desenvolve no estado. Na SMELJ, o secretário Emilio Antonio Trautwein entregou a medalha do Mérito Esportivo, uma honraria destinada aos atletas curitibanos que se destacam no cenário esportivo.

O governador do Paraná em exercício, Darci Piana, fez questão de recepcionar a atleta em seu gabinete, no Palácio Iguaçu e pontuou que, “certamente a aluna servirá de exemplo para os mais de 11 mil alunos que fazem parte do projeto em todo o estado”.

Érica, lateral esquerda, é aluna desde 2016 do projeto Aprender e Jogar, comandado em Curitiba pelo Sesc da Esquina, em parceria com a SMELJ. As atividades de contraturno escolar eram realizadas na Praça Maria Angélica, no bairro Pinheirinho, com a orientadora de atividades do Sesc da Esquina, Gabriela Martins Gorski.

Neste ano, Érica integrou o elenco do Sport Club Internacional, no Rio Grande do Sul, na disputa do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Sub-16.

Aprender e Jogar

Criado em 2013, o Sesc PR é um programa de iniciação esportiva, gratuito, voltado para crianças de seis a 17 anos, realizado em parceria com prefeituras, secretarias de Educação e Esporte, associações e instituições sociais, em 28 cidades do Paraná. Em 2019, foram realizados, em todo o estado, mais de 316 mil atendimentos pelo projeto.

As aulas são ministradas por profissionais de Educação Física que aplicam uma metodologia exclusiva para apresentar aos alunos, no contraturno escolar, as mais diversas modalidades esportivas. O projeto prima pelo desenvolvimento individual e coletivo do aluno, a sua cultura corporal, por meio do ensinar o esporte e praticar a educação.

Além das atividades esportivas, os alunos participam também de festivais esportivos, passeios pedagógicos e, aos professores de Educação Física dos municípios, são ofertadas captações sistemáticas. O foco do Aprender e Jogar está no desenvolvimento integral e global do aluno.

A matéria completa do projeto você confere na edição nº 143 da Revista Fecomércio PR.

O governador do Paraná em exercício, Darci Piana, recebeu a jovem atleta sem seu gabinete.
Érica e seu irmão Leonardo foram presenteados com mochilas e materiais esportivos pelo diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, e pelo Diretor de Esportes, Lazer e Turismo do Sesc PR, Marcus Vinícius de Mello
O secretário da SMELJ, Emilio Antonio Trautwein entregou à atleta a medalha do Mérito Esportivo