Sesc PR
Paraná
Ação Social: Mesa Brasil
Ação Social: Mesa Brasil

Projeto Além da Mesa vai proporcionar novas perspectivas de geração de renda para beneficiários do Mesa Brasil

O Senac PR em parceria com o Sesc PR, lança o projeto Além da Mesa, em que disponibiliza cursos profissionalizantes aos beneficiários do Mesa Brasil Sesc PR, para proporcionar novas perspectivas de geração de renda.

O Senac está investindo R$ 1,4 milhão para a oferta de três mil vagas gratuitas. Ao todo são 20 títulos nas áreas de gastronomia, beleza e gestão. Dessas vagas, 995 são em cursos à distância, que contemplam seis títulos. As demais vagas são para as aulas presenciais. A carga horária de cada capacitação varia, indo de 15h a 36h.

Além de proporcionar geração de renda, o projeto tem como objetivo fazer com que o público atendido pelo Mesa Brasil descubra nova habilidades, desenvolvendo a comunidade na promoção da autonomia, emancipação e fortalecimento da inclusão social; e principalmente, preparando e qualificando para o mercado de trabalho.

As vagas serão destinadas para trabalhadores autônomos que atuem como coletores de materiais recicláveis e para pessoas em condições de desemprego vivendo com renda insuficiente para suprir suas necessidades básicas e de suas famílias.

O Mesa Brasil Sesc PR possui cerca de 140 mil pessoas cadastradas no programa, que está presente em sete municípios: Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava, Cascavel, Campo Mourão, Maringá e Londrina.

Para participar é preciso entrar em contato com a entidade em que é beneficiário e pedir a inclusão no projeto Além da Mesa, ou acessar o site. Além de ser atendido pelo Mesa Brasil, para garantir uma vaga é preciso preencher os pré-requisitos do Programa Senac de Gratuidade (PSG), ou seja, possuir renda familiar per capita de até dois salários mínimos.

Mesa Brasil

O Mesa Brasil Sesc é uma Rede Nacional de Bancos de Alimentos que atua contra a fome e o desperdício de alimentos. É formada por mais de três mil parceiros doadores, entre produtores rurais, atacadistas e varejistas, centrais de distribuição e abastecimento e indústrias de alimentos, além de empresas de diversos ramos de atividade, que doam seus excedentes de produção, alimentos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras, próprios para o consumo.

No Sesc Paraná foi implantado em 2003 e já arrecadou e distribuiu mais de 31,4 milhões de quilos de alimentos, beneficiando anualmente mais de 125 mil pessoas nas sete cidades-sede e na área de abrangência. Foi ampliado em 2020 com a Campanha Estadual do Mesa Brasil. O Programa está presente em Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava, Cascavel, Campo Mourão, Maringá e Londrina, e atende também a mais 79 municípios da área de abrangência, atuando em 86 municípios do estado.

Clique aqui e assista ao vídeo com depoimentos sobre o Mesa Brasil e o Projeto Além da Mesa.