Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Sesc Saúde Mulher
Saúde e Alimentação: Sesc Saúde Mulher

População de Quitandinha é novamente beneficiada com exames do Sesc Saúde Mulher

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e a Prefeitura de Quitandinha realizaram na quarta-feira (2) o lança-mento da unidade móvel Sesc Saúde Mulher no município. A partir de segunda-feira (7), o serviço itinerante começa a ofertar gratuitamente exames preventivos de Câncer de Mama (mamografia) e de Colo de Útero (citopatológico/preventivos) no Centro de Atendimento Materno Infantil(Rua Pedro Zolner, 301), local onde a unidade móvel está instalada.

O evento de lançamento foi realizado na Secretaria de Educação, com um número restrito de convidados, seguindo todos os protocolos e recomendações de segurança. O diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, representou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, na solenidade. Também participaram da assinatura do convênio o prefeito de Quitandinha, José Ribeiro de Moura; a secretária de Saúde de Quitandinha, Danielli Teixeira da Cruz, e a coordenadora da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Paraná, Claudia Regina Colpi.

Os atendimentos serão realizados até o dia 1o de julho, com um rígido protocolo de biossegurança, conforme faixa etária e agendamentos prévios. “Nós temos um carinho muito grande por Quitandinha, e é a quarta vez que o município recebe uma unidade móvel do Sesc PR. Trazer esse projeto para cá novamente auxiliará o município nesse trabalho preventivo, num momento em que muitas mulheres deixaram de fazer seus exames, com receio de se contaminarem com a Covid-19. Desejamos que esse trabalho seja profícuo, que as mulheres consigam colocar seus exames em dia e tenham ótimas notícias”, pontuou o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos. A expectativa é que 680 exames sejam realizados no período, sendo 328 exames mamográficos; e 352 citopatológicos no município. “Essa parceria é muito importante. Conhecemos esse trabalho das unidades móveis do Sesc que foram firmados em gestões anteriores e em municípios vizinhos, então sabemos do comprometimento e seriedade desse projeto. Com certeza a unidade móvel Sesc Saúde Mulher vai ajudara preservar a saúde das mulheres do nosso município e a vida, pois para realizar esse tipo de atendimento, muitas tinham que pegar estrada para se deslocarem para outros municípios”, frisou o prefeito de Quitandinha, José Ribeiro de Moura. As mamografias serão ofertadas a mulheres de 50 a 69 anos; já os exames preventivos (citopatológicos) a mulheres de 25 a 64 anos de idade. As interessadas poderão fazer os agendamentos diretamente no local, munidas das cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência e Cartão SUS. “As mulheres são a maioria da população brasileira e as principais usuárias do SUS. Elas utilizam o serviço de saúde para seu próprio atendimento, como também acompanhando pacientes,ou seja, são também cuidadoras. Com a pandemia muitas delas deixaram de realizar exames rotineiros o que pode acarretar prejuízos para sua saúde.

Esse convênio com o Sesc é importante, pois sabemos de sua magnitude e dos bons resultados do trabalho que realiza. Para o exame de mamografia, realizávamos mutirões mensais com atendimentos em Colombo e Curitiba, mas esse serviço foi suspenso durante a pandemia. Mesmo os citopatológicos, que eram realizados localmente, caíram pela metade nesse período, por isso a necessidade de iniciativas como essa para que as mulheres do nosso município estejam com os exames em dia”, ressaltou a secretária de Saúde de Quitandinha, Danielli Teixeira da Cru.

Também acompanharam a solenidade a diretora da Divisão de Recursos Humanos do Senac PR, Daniela Rosa de Lelis Oliveira, representando o diretor regional do Senac PR, Rodrigo Sepulcri Rosalem; a gerente de Saúde e Odontologia do Sesc PR, Thais Zucarelli dos Santos Lemberg; o gerente executivo do Senac Rio Negro, Luiz Gradiz, e Bruna Aparecida da Silva, representando o Sesc Rio Negro.