Sesc PR
Paraná
Cultura: Música
Cultura: Música

Sonora Brasil estreia nova série de programas no SescTV

Série documental que apresenta produção musical erudita brasileira e ritmos da tradição oral traz o registro do circuito nacional realizado há seis anos, dedicados ao compositor Edino Krieger e à cultura popular, em especial as comunidades quilombolas.

Primeiro programa estreia 21 de novembro, no SescTV, que exibirá os oito episódios sempre aos sábados, 21h. No mesmo dia, às 16h, Carlos Sandroni, professor do Departamento de Música da UFPE, e Belisário Franca, documentarista e diretor da série, participam de bate-papo pelo Ideias #EmCasaComSesc, transmitido ao vivo pelo YouTube do Sesc São Paulo (@sescsp);

Todos os episódios do Sonora Brasil também estarão disponíveis, de graça, na internet.

Levar a um maior número de pessoas a diversidade sonora do Brasil é democratizar o acesso da população aos bens culturais, missão que o Sesc potencializa ao disponibilizar o conteúdo audiovisual gratuito, da versão documental da Série  Sonora Brasil , em seu canal de TV – SescTV.org.br – e sob demanda, para todos aqueles que busquem um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical. Por meio do registro da memória musical proporcionado pela série de TV, convidamos o público  para sensibilizar-se, através de um Brasil sonoro, diverso e plural, que não se fecha em fronteiras, mas, pelo contrário, reverbera limites e se expande Brasil afora”, disse o Diretor Regional do Sesc em São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

Para o lançamento, o Sonora Brasil reúne o professor do Departamento de Música da UFPE Carlos Sandroni, e o cineasta, documentarista e diretor da série Belisário Franca em uma conversa sobre o processo criativo da produção audiovisual e a importância da memória musical e diversidade sonora brasileiras. A mediação será de Gilberto Figueiredo, analista em música do Departamento Nacional do Sesc. O bate-papo acontece no dia 21, às 16h e terá transmissão ao vivo do YouTube do Sesc São Paulo.

+ Sobre os programas

Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea:

Uma Homenagem

21/11, 21h, no SescTV

Duo Cancionâncias

28/11, 21h, no SescTV

Quinteto Brasília

5/12, 21h, no SescTV

Octeto Polyphonia Khoros

12/12, 21h, no SescTV

Tambores e Batuques:

Grupo Raízes do Bolão

19/12, 21h, no SescTV

Alabê Ôni

26/12, 21h, no SescTV

Samba de Tocos

2/1/2021, 21h, no SescTV

Samba de Cacete da Vacaria

9/1/2021, 21h, no SescTV