Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: OdontoSesc
Saúde e Alimentação: OdontoSesc

Saúde bucal do bebê

SAÚDE BUCAL DO BEBÊ

Cuidados desde a gestação

Quando falamos em saúde bucal do bebê, é de extrema importância ter a consciência de que a saúde durante a gestação é um dos principais fatores a determinar o nascimento de um bebê saudável. Estudos já demonstraram que crianças cujos pais sofrem de doenças orais têm mais chances de também sofrer dessa condição.

Doenças orais na infância podem levar a dor e estresse, além de afetar o desenvolvimento e bem-estar geral da criança.

Saúde Oral e o Bebê

Desde o nascimento até o final da adolescência, as arcadas dentárias e as estruturas orofaciais irão crescer e se desenvolver. Manter boas práticas de saúde bucal e visitas regulares ao dentista, tão logo o seu bebê tenha seus primeiros dentes, permitirá o acompanhamento dessas estruturas, e garantirá um sorriso saudável pela infância.

Aleitamento Materno

O leite materno é o alimento ideal para a nutrição e conforto emocional do bebê. Durante o aleitamento materno, o seu bebê realizará um exercício, que estimulará todos os seus músculos orais, promovendo a respiração nasal, fala, e desenvolvimento das arcadas dentárias e articulações temporomandibulares. Por isso, é importante que o seu bebê faça esforço ao sugar.

Mamadeira

Quando o aleitamento materno não for possível, sugerimos procurar um profissional de saúde para escolher uma mamadeira adequada, sendo importante a utilização de bico anatômico, cujo tamanho deve ser proporcional ao tamanho da boca do bebê.

Não se deve aumentar o tamanho do furo original da mamadeira para a saída do leite, pois é justamente o esforço da sucção que ajuda a desenvolver os músculos orofaciais. Além disso, é importante esterilizar os bicos da mamadeira depois do bebê usá-los.

Higiene Oral

– Faça a higienização da gengiva do bebê

A higienização bucal dos bebês deve ser feita mesmo que ainda não existam dentinhos. Com isso, a criança já começa a adquirir o hábito de ter sua boquinha manipulada desde cedo. A limpeza precisa ser feita após cada mamada, a fim de evitar o acúmulo de bactérias.

Primeiramente, reserve um copo com água mineral ou fervida, sempre em temperatura ambiente. Em seguida, enrole uma gaze ou uma fralda de tecido macio no dedo indicador. Molhe o material na água e leve à parte interna da bochecha do bebê. Com movimentos leves, passe o dedo por toda a parte interna da boca e língua da criança, removendo assim os resíduos de leite.

Outra opção é fazer esse processo com uma dedeira, vendida em farmácias e lojas especializadas. Lembre-se de esterilizá-la com a mesma frequência que o faz com as mamadeiras e chupetas.

– Introduza a escovação ao nascer o primeiro dente

Assim que os primeiros dentinhos surgirem, deixe de lado a água com gaze e dê início à limpeza com uma escova de dente. Não existe uma data certa para fazer essa mudança, uma vez que o primeiro dente pode aparecer dos 4 aos 9 meses de idade.

A limpeza dos dentinhos precisa ser realizada por um adulto, que deve escolher uma escova macia, com cabeça pequena e cabo longo.

Escove dente por dente, tanto na parte inferior quanto na arcada superior. Não se esqueça de escovar também os dentes molares, aqueles que ficam no fundo da boca, e a língua. Ao final da escovação, limpe a boca da criança com a ajuda de uma gaze molhada para retirar o excesso de creme dental. Esse processo deve ser feito pelo menos 2 vezes ao dia.

Na hora de dormir, a produção de saliva diminui. A saliva protege os dentes naturalmente. Este é o momento em que higiene oral é mais necessária.

Use um creme dental adequado para bebês, uma vez que existe o risco do bebê engolir um pouco do produto. A presença de flúor no creme dental é muito importante para prevenir cárie dentária. Use apenas uma pequena quantidade de creme (veja a figura abaixo).

– Incentive a criança a escovar os dentes sozinha

Assim que os dentes de leite começam a aparecer, é hora de criar uma rotina mais participativa com a criança. O ideal é que ela veja outras pessoas da casa escovando os dentes e usando o fio dental. Com esses bons exemplos, logo vai querer fazer tudo por conta própria!

Quando a criança quiser escovar os dentes sozinha, não hesite em deixar. Só fique atento para supervisionar, dando dicas durante o processo. Após a criança terminar, um adulto deverá realizar a escovação novamente para garantir a limpeza adequada.

Prevenção de traumatismos orais

Quando o seu bebê começar a engatinhar e andar, ele poderá cair e machucar a boca. Certifique-se de que o bebê esteja sempre acompanhado por um adulto para evitar tais acidentes.

É essencial que o bebê use cinto de segurança em automóvel, carrinho de passeio e cadeirinha de bebê. Certifique-se de que as meias e os calçados do bebê são seguros, e que ambos tenham fundo antiderrapante. Fique atento a pisos molhados, degraus e móveis pontiagudos.

Caso aconteça algum traumatismo na boca do bebê, ele deve ser levado ao dentista imediatamente. Uma queda durante este período da vida pode afetar o desenvolvimento da boca e os dentes permanentes que crescem abaixo da gengiva.

A saúde bucal do bebê é muito importante para proporcionar um crescimento com dentes saudáveis e hábitos adequados de higiene oral. Lembre-se sempre de incentivar e supervisionar seus filhos, para que cresçam com um sorriso bonito e, principalmente, saudável!

FONTES:

Blog Golden Cross, Passo a passo para cuidar da saúde bucal do bebê. Disponível em:

<https://blog.goldencross.com.br/saude-bucal-do-bebe/>. Acesso em 2 de outubro de 2020.

Sociedade Brasileira de Pediatria, Guia de Saúde Oral Materno-Infantil. Disponível em:

<https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Guia-de-Saude_Oral-Materno-Infantil.pdf>. Acesso em 2 de outubro de 2020.