Sesc PR
Paraná
Institucional: Institucional
Institucional: Institucional

Live marca inauguração da nova unidade do Sesc PR em Bela Vista do Paraíso

Em respeito aos protocolos de segurança adotados durante a pandemia da Covid-19, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR promoveu uma live no dia 16 de outubro para inaugurar a nova unidade do Sesc PR voltada à cultura. O Sesc Bela Vista do Paraíso foi entregue à população do município, no dia em que a cidade completou 73 anos de emancipação política.

O evento foi comandando pelo presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do estado, Darci Piana, e pelo diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, que fizeram o descerramento da placa inaugural. A solenidade também contou com a presença virtual do presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, José Roberto Tadros; do deputado federal e presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), Felipe Francischini; da deputada federal, Luisa Canziani; do presidente do tribunal de Contas do Paraná, Nestor batista; do ex-deputado federal Alex Canziani e do diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier.

Em respeito à legislação eleitoral, Piana agradeceu ao prefeito e aos vereadores – sem nominá-los, que aprovaram a doação do Teatro Geraldo Moreira, permitindo que o local fosse reformado e recebesse a unidade cultural do Sesc PR, bem como da Praça Brasílio de Araújo Filho, também revitalizada pelo Sistema. “Também agradeço pela acolhida que temos tido de toda a população de Bela Vista do Paraíso. O trabalho que faremos aqui segue o mesmo modelo do que o Sesc PR tem feito no Paço da Liberdade, em Curitiba; na Estação Saudade, em Ponta Grossa; no Sesc Cadeião Cultural, em Londrina, e que também será feito no Armazém Macedo, em Antonina”, enumerou.

O icônico prédio do Teatro Geraldo Moreira, em formato do avião 14-Bis de Santos Dumont, foi totalmente reformado pelo Sesc PR. O salão central será destinado à cultura, com sala de espetáculos com capacidade para 229 pessoas, além de espaços voltado para exposições de artes visuais, salas para aulas de dança, judô e de corte e costura que também fazem parte da nova unidade do Sesc.

Um vídeo promoveu um tour virtual pela unidade durante a live. O diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, abriu os pronunciamentos da solenidade, agradecendo a todos os que trabalharam e contribuíram para a inauguração da obra. “Orgulha-nos poder ter revitalizado esse teatro, que possui um valor inestimável para todos os paranaenses. É uma inauguração singular na sua forma, mas tenho certeza que esta unidade também será singular no seu brilho. Vejo nesse momento de inauguração da unidade a comprovação que é possível o poder público e o empresariado atuarem juntos conscientes e comprometidos com a responsabilidade social. Inicia-se aqui um novo momento para nossa instituição e para Bela Vista do Paraíso. Um novo Sesc, uma nova história”, completou.

A nova unidade também contará com duas salas de ambiente pedagógico do Senac, para cursos de capacitação profissional. “Entregamos a essa fértil região de terra roxa um novo espaço pedagógico do Senac PR, cientes de que a educação é o principal veículo de progresso, desenvolvimento e formação do cidadão”, enfatizou o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier.

Convidados

Direto da nova unidade do Sesc Bela Vista do Paraíso, o ex-deputado federal, Alex Canziani, fez seu pronunciamento. “Eu fiz questão de estar aqui para ver o que se transformou a ruína que vimos aqui há anos atrás. Em uma visita do Piana a Apucarana, eu aproveitei a ocasião e trouxe ele para Bela Vista do Paraíso, para conhecer esse teatro. Contei a ele o que esse local representava para a cidade, inaugurado em 1962 e que muitos anos ficou abandonado. Esse era o grande sonho coletivo da cidade, que esse espaço pudesse ser revitalizado. Nem nos meus melhores sonhos poderia imaginar que ficaria tão lindo. Será um local para transformação de vidas. Um dia histórico para a nossa cidade, com esse presente que o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR entrega a sua população no dia de hoje”, pontuou.

Ao lado do pai, a deputada Federal Luisa Canziani também exaltou a concretização da obra, que beneficiará a população da cidade e da região. “É uma emoção estar nesse dia histórico de Bela Vista do Paraíso e de toda a região. O Piana sonhou esse sonho com a nossa cidade, pelo seu compromisso com todo o estado do Paraná, por sua liderança e seu trabalho”, comentou.

Durante a inauguração, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Nestor Batista, disse ter voltado no tempo olhando o vídeo do teatro revitalizado. “Em 1962, com pouco mais de 13 anos, vi alguns ensaios da peça O Auto da Compadecida, do Ariano Suassuna, e fui convidado para assisti-la no dia da inauguração do teatro de Bela Vista do Paraíso. Esse que foi o o segundo teatro do Norte do Paraná. A “Princesinha do Vale do Paranapanema” voltará a ter o caminho que perdeu, graças a um trabalho extraordinário e rápido do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR”, ressaltou.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, comentou sobre a importância do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e de todo o Sistema Comércio na população dos quase 2.600 municípios onde está presente. “Esse é mais um exemplo de iniciativas que levam bem-estar para a população, de Bela Vista do Paraíso, da região e de todo o estado do Paraná”, concluiu.

O deputado federal e presidente da CCJ, Felipe Francischini, falou sobre o protagonismo do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e do poder público em viabilizar um projeto como esse que, segundo ele, trará cultura, lazer, esporte e capacitação para a população do município e da região, num momento de grandes desafios para toda a sociedade, auxiliando no desenvolvimento do estado e do país.

A nova unidade localizada na Praça Brasílio de Araújo Filho, 41, pode ser visitada pela população de hoje (19) até o dia 23 de outubro, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 17h. Mais informações pelo telefone (43) 3242-8700.