Sesc PR
Paraná
Institucional: Institucional
Institucional: Institucional

Sesc PR realiza maior investimento da instituição em Maringá

Começam nesta semana as obras para a construção da nova unidade de serviço do Sesc PR na cidade de Maringá, composta por um prédio de quatro pavimentos e edificações auxiliares de guarita, abrigo de resíduos e central de gás. O edifício principal contará com três salas de Educação Infantil, teatro com capacidade para 215 pessoas, lanchonete, espaço de exposições, clínica odontológica com duas salas de atendimento, Academia de Ginástica Multifuncional, salas de dança, de pilates, de saúde e de leitura, divertoteca, Espaço Conexão, Centro de Difusão Musical (CDM), sala de cursos de Valorização Social e Artes, sala de vídeo, três salas para cursos diversos e terraço verde com área de convivência.

Contrato

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, esteve nesta quarta-feira (24) em Curitiba, em reunião com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, quando assinado o contrato entre o Sesc PR e a empresa OTT Construções e Incorporações bem como as projeções da futura unidade do Sesc em Maringá.

Piana destacou que a antiga unidade, construída ainda na década de 1970, já não comportava todos os serviços que o Sesc PR poderia ofertar à população de Maringá e região. “A nossa unidade estava muito pequena para o tamanho e para a importância de Maringá. O novo espaço foi pensado para concentrar em um único local todas as nossas atividades e assim atendermos à população de Maringá e região da melhor forma possível. Temos certeza de que após um ano e meio da inauguração, o movimento nos postos de saúde do município será reduzido em mais de 30%, isso como resultado das ações que passaremos a fazer”, revela Piana.

Maia pontuou que a área próxima à unidade do Sesc é estratégica à acessibilidade, deslocamento e logística. Ele também lembrou que a história da cidade de Maringá está intimamente ligada a do Sesc, que desde 1977 organiza o Festival de Música Cidade Canção, o Femucic. “O Sesc está marcado na história de nossa cidade; com ele temos tido inúmeras parcerias ao longo dos anos. Neste momento de pandemia, vemos a economia estagnada e termos este investimento é de extrema importância para a nossa cidade e população. O Sesc com este prédio novo, moderno, com espaço para os mais diversos projetos, localizado em frente à Universidade Estadual de Maringá, à Vila Olímpica e a poucas quadras do novo terminal de ônibus, facilitará o acesso das pessoas às atividades e aos serviços que serão ofertados”, afirma o prefeito.

Serviços

Atento à vocação da cidade para área musical, a nova unidade do Sesc, além de todos os serviços nas área de educação, cultura, esporte, lazer, ação social e saúde, ampliará os serviços do Centro de Difusão Musical (CDM). “Um dos destaques desta unidade será, sem dúvidas, ligado à área musical e destinamos todo um andar do prédio a ela, onde poderemos atender a mais de 500 alunos no nosso CDM”, ressalta o diretor regional do Sesc Paraná, Emerson Sextos.

O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista e Atacadista de Maringá e Região (Sivamar), Ali Saadeddine Wardani, observa que o público comerciário e a população local e regional serão contemplados com uma obra de extrema qualidade. “Maringá é uma cidade com mais de 420 mil habitantes e a nova edificação será condizente com o tamanho do município e com a grandiosidade do Sesc”, destaca Wardani, com o que concordam os demais sindicatos empresariais de Maringá, o Sindicato do Comércio Varejista de Ferragens, Tintas, Madeiras, Materiais Elétricos, Hidráulicos e Materiais de Construção de Maringá e Região (Simatec) e o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Maringá (Sincofarma).

Obras

Na próxima semana, a Comissão de Obras, presidida pelo conselheiro do Sesc PR, Everton Calamucci, estará reunida para definição do cronograma de acompanhamento das obras. “Maringá está recebendo um dos maiores investimentos do Sesc PR. A comissão de obras é formada por membros experientes do Conselho do Sesc e daremos atenção a todas às questões que envolvem à obra, especialmente no que tange aos prazos, sendo extremamente rigorosa”, enfatiza o conselheiro, lembrando que o prazo para conclusão das obras é de 24 meses.

Linha do Tempo em Maringá

O Sesc foi instalado em Curitiba, no dia 10 de janeiro de 1948, prestando serviços de assistência médico-hospitalar e organizando atividades recreativas.

A década seguinte foi marcada pela atuação da entidade no interior e no litoral do Paraná e, no ano de 1956, foi instalada a agência do Sesc na cidade de Maringá, com serviços prestados na área de saúde, além de práticas recreativas, cursos de habilidades domésticas, comemorações e trabalho social de grupos.

Em 11 de maio de 1975 foi inaugurada a unidade do Sesc em Maringá, em sede própria, e ofertando atendimentos na área de saúde e promoção de atividades e, em 1977, ocorreu a primeira edição do Festival de Música Cidade Canção (Femusesc), hoje Femucic.

Nas décadas de 70 e 80 a unidade recebeu quadras poliesportivas, parque aquático, remodelação das áreas de recreação e a implantação de gabinetes odontológicos.

No ano de 2009, foi inaugurado em Maringá o programa Mesa Brasil, atendendo a cidade e municípios circunvizinhos. Na área cultural, em 2011, foi criado o Centro de Difusão Musical (CDM), com ações sistemáticas de educação musical completa, envolvendo teoria e prática.

Hoje, o Sesc PR conta em todo o estado com 33 unidades de serviço, seis núcleos de atendimento, dois centros esportivos e seis unidades móveis.