Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Dicas de Saúde
Saúde e Alimentação: Dicas de Saúde

Nutricionista orienta como higienizar e armazenar compras em tempos de coronavírus

Lavar as mãos com água e sabão e usar álcool em gel 70% são medidas de higiene efetivas para evitar a contaminação por bactérias e vírus.

A nutricionista do Sesc Umuarama,Elis Regina Pereira de Souza, salienta a necessidade de se tomar cuidados com a higienização dos alimentos e o acondicionamento adequado. “Os alimentos adquiridos em embalagens plásticas, latas ou tetra pack não devem ser armazenados sem ser higienizados previamente”, enfatiza.

Elis destaca que basta lavar a embalagem com esponja, água e detergente neutro, enxaguar, secar e borrifar álcool 70%. “Isso evita a contaminação dos outros alimentos e a proliferação de bactérias e fungos dentro do armário. Lembrando sempre de observar a integridade das embalagens e o prazo de validade”, indica a nutricionista.

No caso das frutas, verduras e legumes, Elis destaca que o primeiro passo é lavar em água corrente e,se possível, fazer uso de uma escova para retirar a sujeira. Na sequência, é preciso colocar os alimentos de molho em outra solução, contendo uma colher (sopa) de hipoclorito ou água sanitária, diluído em um litro de água,por cinco a dez minutos. “Essa solução irá matar os microrganismos que ainda estiverem presentes”, alerta.

O último passo é enxaguar em água corrente para retirar resíduos do hipoclorito. Assim estarão prontos para consumir ou guardar na geladeira.