Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Dicas de Saúde,  Educação em Saúde
Saúde e Alimentação: Dicas de Saúde,  Educação em Saúde

Como tornar os dias em casa mais legais para as crianças?

Com a suspensão das aulas e implementação do trabalho em regime de home office para a maioria dos profissionais, pais e mães precisam usar a criatividade para entreter e educar os filhos em casa. Mas como fazer isso?

Em primeiro lugar, é importante organizar uma rotina que tenha tempo para os estudos e para as brincadeiras. E na hora de se divertir, você e os pequenos podem pensar em estratégias juntos. Veja a seguir algumas sugestões para brincar dentro de casa ou no quintal.

NO QUINTAL OU NO JARDIM

Quem mora em casa com quintal – seja cimentado ou cheio de árvores – ou jardim pode aproveitar para atividades físicas. Confira algumas sugestões divertidas (algumas podem ser feitas também dentro de casa).

Amarelinha: desenhe a amarelinha no chão, com giz, pedacinho de tijolo ou com um graveto no chão de terra. Depois brinque com seus filhos e relembre a sua infância!

Esconde-esconde: brincadeira tradicional que ainda faz muito sucesso com as crianças. Você e sua família podem ficar horas brincando sem cansar. Como fazer: escolha ou sorteie uma criança para ser o primeiro pegador. Ela terá de cobrir os olhos e contar até 20, enquanto os outros participantes se escondem. Acabada a contagem, ela sai atrás dos outros participantes. O primeiro a ser encontrado é o próximo pegador.

Caça ao tesouro: você só precisará de lápis, papel, fitas ou post-its coloridos. Demarque uma área do quintal ou da casa, esconda o tesouro e espalhe as pistas dentro da área escolhida para que a criança encontre o tesouro.

Criação de biojóias com elementos da natureza: use flores e folhas coletadas no quintal, agulha e linha para confeccionar cordões, pulseiras e coroas para as crianças brincarem.

​​​​​​​Observando os sons da natureza: leve folhas de papel, cadernos, lápis de cor e canetinhas para o quintal e, junto com os pequenos, observe tudo ao redor: nuvens, folhas, árvores, pássaros… Peça às crianças para descreverem o que veem e desenharem.

Pintando com os pés: estenda no chão um pedaço de papel grande ou um lençol velho e convide as crianças a pintarem com os pés nessa superfície com tintas de diferentes cores. Entre você também na brincadeira!

DENTRO DE CASA

Quem mora em apartamento ou em casa sem quintal não precisa ficar triste. Dentro de casa também dá para brincar. Afaste os móveis e abra um espaço para você e sua família se divertirem. Veja algumas ideias.

Massinha de modelar: as crianças adoram! Crie cenários, comidinhas, brinque aliando a massinha a outros brinquedos e permita que seu filho seja o protagonista dessa brincadeira. ​​​​​​​

Caixa-surpresa: dentro de uma caixa, coloque materiais diversos: bichos de pelúcia, porta-retratos, garrafinha de plástico, colher, óculos de brinquedo e o que mais desejar. Faça um buraco grande o suficiente para que a criança (a partir de 2 anos) enfie a mão e brinque de adivinhar o que tem lá dentro.

Hora da história: crie um momento dentro da rotina para você e as crianças lerem ou inventarem histórias juntos. Você perceberá como essa hora será aguardada pelos pequenos. Essa atividade pode ser realizada com uso da caixa-surpresa.​​​​​​​

Recorte e cole: junto com a criança, pegue livros, revistas e jornais que possam ser recortados. Cortem as figuras e montem historinhas, usando a imaginação e colando as imagens em uma folha de papel. Todo mundo pode participar.

Quebra-cabeça: você mesmo pode fazer um com as crianças. É necessário cartolina, uma imagem em tamanho A4, canetinha preta, tesoura e cola. Cole a imagem na cartolina e espere secar. Com a canetinha, faça os traços na figura, dividindo toda a imagem. Em seguida, corte a imagem seguindo os traços que fez. Fique atento à dificuldade adequada a cada faixa etária.

Hora do show: use um microfone de brinquedo ou invente um com seu filho. Depois, junto com a criança, crie um repertório de músicas que vocês cantarão. Para fazer um microfone, você precisará de 1 rolinho de papelão (de papel higiênico, papel-toalha ou de papel alumínio), 1 bolinha de papel ou de massinha, cola branca, canetinhas, pincel, tinta guache e o que mais tiver para decorar. Como fazer: cole a bolinha de papel no rolinho de papelão. Se o rolinho for de papel-toalha ou de alumínio, você pode cortá-lo ao meio e fazer dois microfones. Se fizer com a massinha, não precisará de cola: basta fazer uma bolinha de massinha e colocar no rolinho, apertando suavemente para a massinha aderir. Depois é só decorar da forma que quiser, deixar secar, cantar e se divertir muito com as crianças.

Oficina de slime: mais divertido do que brincar com slime é fazer um com as crianças. Veja uma receita: Ingredientes: 50 ml de cola transparente, bicarbonato de sódio, água boricada, corante (pode ser o alimentício), glitter e palito de sorvete. Modo de preparo: passe a cola para um pote, coloque uma pitada de bicarbonato de sódio, acrescente o glitter, o corante e, com o palito, misture bem. Em seguida, adicione a água boricada aos poucos. É ela que dará o ponto. Vá mexendo até a massinha ir soltando do pote. Nesse momento você pode pegá-la e continuar mexendo com as mãos.