Sesc PR
Paraná
Cultura: Cultura Popular
Cultura: Cultura Popular

Aprendizagem e diversão sem sair de casa

Quem disse que você não pode se divertir e aprender coisas novas dentro de casa? Após o expediente do home office ou no fim de semana, use bem seu tempo livre! Várias organizações, empresas e artistas estão oferecendo conteúdos maravilhoso pela internet. Aproveite!

Veja algumas sugestões gratuitas que separamos para você.

MÚSICA

Together, at Home: o projeto tem sessões de artistas diferentes a cada dia. Chris Martin, vocalista da banda Coldplay, e o cantor John Legend já fizeram lives de suas casas. Para assistir, é só seguir #TogetherAtHome nas redes sociais.

Festival Lá de Casa: de 20 a 22 de março, das 17h à meia-noite mais de 40 artistas (como Baby do Brasil, Biquíni Cavadão, Bruna Caram e Suricato) fazem lives de 30 minutos via Instagram. Programação completa em instagram.com/festivalladecasa.

Projeto Fermata: a Sala Cecília Meireles oferece, em seu canal no YouTube, 57 concertos de música clássica que contam parte da história do espaço.

Filarmônica de Berlim: uma das mais importantes orquestras do mundo oferece acesso gratuito a todos os concertos e documentários de seu arquivo por 30 dias. Acesse www.digitalconcerthall.com e registre-se com o código BERLINPHIL até 31 de março.

TV E FILMES

As operadoras de TV por assinatura liberaram vários canais gratuitamente. Sky, Claro/NET, Vivo e Oi TV disponibilizam mais de 70 canais, como Telecine, SporTV, Discovery, Paramount, Sony, entre tantos outros, sem custo para todos os assinantes.

GloboPlay: não assinantes podem ter acesso, por 30 dias, a 30 títulos infantis (como Detetives do Prédio Azul), séries (como Shippados) e novelas (como Malhação).

SPCine Play: filmes brasileiros recentes, clássicos e documentários de graça por 30 dias.

JOGOS

The Enemy: uma das maiores plataformas de games do Brasil oferece 15 jogos grátis jogar sem sair de casa.

NBA: a liga norte-americana oferece acesso gratuito por streaming a todo o conteúdo do NBA League Pass 2019-2020 por 30 dias, até o fim de abril.

ARTES

Vários museus importantes do mundo oferecem tours virtuais em seus acervos: Louvre, em Paris; Galeria Uffizi, em Florença; Metropolitan Museum de Nova York; Museus do Vaticano; Museu Arqueológico de Atenas; Museu do Prado, em Madri; Pinacoteca de Brera, em Milão; Museu Britânico, em Londres; Galeria Nacional de Arte, em Washington; Museu Hermitage, em São Petesburgo (atualmente fechado ao público); e Rijksmuseum, em Amsterdã.

O Masp – Museu de Arte de São Paulo oferece diversas aulas e palestras sobre diferentes temas relacionados às artes em seu canal no YouTube.

LIVROS

Amazon: disponibiliza, de graça, e-books sobre Sociologia, Educação, Psicologia, Política e outros temas na versão Kindle para leitura em qualquer dispositivo.

Editora L&PM: está liberando um e-book gratuito por dia durante o período de coronavírus. Entre os títulos há clássicos, policiais, fantasia e aventura, para manter a leitura em dia.

Forbes: a revista mundial de negócios e economia liberou o acesso gratuito a algumas das suas principais edições no app Forbes Brasil Prime (disponível na AppStore e na GooglePlay).

Projeto Gutenberg: mais de 38 mil títulos em diversos idiomas.

Biblioteca Digital Camões: milhares de obras em língua portuguesa, de diversos gêneros

Portal Domínio Público: diversos títulos da Literatura brasileira.

AUTODESENVOLVIMENTO

LinkedIn: O curso Trabalho remoto: colaboração, foco e produtividade, disponível gratuitamente, oferece dez tópicos que equivalem a quase 11 horas de estudo com professores, escritores, coachs e especialistas em liderança, comportamento, administração e produtividade.

FGV: 55 cursos a distância estão liberados gratuitamente e com certificados, em áreas como Direito, Administração, Marketing, RH e outros.

Senai: 12 cursos online, com certificado, sobre temas como TI, Finanças e Empreendedorismo, estão com acesso gratuito. Leia mais aqui.

Olhar de Cinema+: a plataforma oferece, gratuitamente por 30 dias, acesso a masterclasses com profissionais de cinema (como o diretor de Cidade de Deus, Fernando Meirelles).

Udemy: a plataforma oferece diversos cursos gratuitos de programação e tecnologia.

Casa do Saber On Demand: todo o conteúdo estará aberto gratuitamente por 30 dias (a partir de 18 de março) no app disponível na AppStore e na GooglePlay.

Cifra Club: catálogo de vídeos grátis com músicos profissionais ensinando amadores a tocar diversos instrumentos musicais.

Duolingo: aulas de idiomas, em formato de game, de graça: inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, entre outras opções. No site e no aplicativo para celular.

Gastronomia: quer aprender a cozinhar? O chef italiano Massimo Bottura entra todos os dias às 20h e ensina receitas no Instagram (siga #KitchenQuarantine. E a brasileira Rita Lobo organizou uma página com conteúdo voltado a esses dias de coronavírus em seu site Panelinha.

Tem um mundo de coisas para fazer em casa!

Quem disse que você precisa sair de casa para se divertir e aprender coisas novas em seu tempo livre? Ante e depois do home office ou no fim de semana, você pode aproveitar um monte de conteúdos maravilhosos gratuitos para você e sua família, no conforto do seu lar.

Clique e confira algumas sugestões!

https://sescdn.sharepoint.com/sites/novaintranet/SitePages/Aprendizagem-e-divers%C3%A3o-sem-sair-de-casa.aspx