Sesc PR
Paraná
Esporte e Lazer: Iniciação Esportiva
Esporte e Lazer: Iniciação Esportiva

Aprender e Jogar do Sesc PR no Caldeirão do Huck

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8), o programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo de Televisão, exibiu no sábado (7), a história de Edna Santos. Tia Edna, como é conhecida, é empreendedora social da ONG Coração Acolhedor, que há mais de 20 anos transforma a vida de crianças da Vila Icaraí, localizada no Bairro Uberaba, em Curitiba, por meio do esporte.

A ONG acolhe as crianças em aulas gratuitas em diversas modalidades esportivas. A principal delas é o futebol. Atualmente, 200 crianças participam de ações realizadas pela Coração Acolhedor. As famílias também são assistidas com cestas básicas, graças a doações e ao trabalho incansável de Edna, de sua família e de voluntários.

A analista de Esportes e Lazer do Sesc PR, Luiza Montingelli, é uma dessas voluntárias e conhece essa história de perto. Foi ela quem escreveu a carta ao programa, pois considera Edna uma inspiração. “Eu escrevi para o programa em 2017, porque eu a admiro muito. Eu conheço o trabalho que a Edna faz desde 2009, quando assisti a uma reportagem feita pela RPC. Como gosto de futebol, sou educadora física, entrei em contato e comecei a atuar como voluntária.Quando cheguei no projeto, o quem e chamou a atenção foi ela sentada coordenando um grupo de umas 60 crianças, tratando-as com carinho,mas também autoridade ”, relembra.

Em setembro do ano passado, a produção do programa entrou em contato com Luiza para saber mais sobre a trajetória de Edna. “A primeira gravação foi feita em 12 de fevereiro e, após a obra realizada na ONG, a segunda”, conta a analista do Sesc PR. O apresentador Luciano Huck foi até o local e retratou a história de Edna,da sua ONG e o impacto positivo do seu trabalho na comunidade. Além deter realizado um dos sonhos da empreendedora social: finalizar a sede da Coração Acolhedor.

Aprender e Jogar

Quando Luiza entrou no Sesc, em 2018, foi como orientadora de atividades do projeto de iniciação esportiva Aprender e Jogar. Por meio do convênio mantido com a Prefeitura de Curitiba, ela conseguiu com a direção do projeto leva-lo até a Praça Renato Russo, localizada na comunidade atendida pela ONG da Tia Edna.“Desde 2019 realizamos as aulas do Aprender e Jogar duas vezes na semana no local, atendendo crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, em contraturno escolar. Além das atividades,o Sesc PR também fornece lanches aos alunos, e proporciona outras atividades e participações em eventos,como corridas”, explica.Atualmente o Aprender e Jogar atende a 140 alunos nesta Praça, além de atuar em outras nove na capital,totalizando 1.450 participantes.

Confira a história inspiradora de Tia Edna aqui.

Para saber mais sobre a ONG Coração acolhedor acesse aqui.