Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Sesc Saúde Mulher
Sesc Saúde Mulher em Itaperuçu.
Saúde e Alimentação: Sesc Saúde Mulher

Sesc Saúde Mulher inicia atendimentos em Itaperuçu

Instalada no Pátio da Prefeitura de Itaperuçu (Av. Crispim Furquim Siqueira, 1800), a unidade móvel Sesc Saúde Mulher inicia os atendimentos no município a partir desta quarta-feira (12). Um evento realizado ontem (11), na Associação de Proteção a Maternidade e a Infância de Itaperuçu, oficializou a parceria entre o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e a Prefeitura local.  O termo de cooperação foi assinado pelo vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt – representando o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; pelo diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos; pelo prefeito de Itaperuçu Hélio Vieira Guimarães, e pelo secretário de Saúde do município, Claudinei Costa.

O serviço itinerante, que oferta gratuitamente exames preventivos de Câncer de Mama (mamografia) e de Colo de Útero (citopatológico/preventivos), além de ações de educação em saúde, permanece na cidade até o dia 4 de março e a expectativa é de que 135 mamografias e 230 exames citopatológicos sejam ofertados no período, conforme faixa etária e agendamentos prévios.

Para o prefeito Hélio Vieira Guimarães, a unidade móvel chega em boa hora e a solicitação de sua vinda ao município foi prontamente atendida após reunião com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana. “Com esse serviço garantimos o atendimento das mulheres do município que muitas vezes precisavam se deslocar para Colombo ou Curitiba para fazer exames de mamografia. A expectativa é de que todas que estão na faixa etária sejam beneficiadas”, completou.

De acordo com o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, “esse projeto começou em 2018 e já ultrapassou cinco mil atendimentos; destes 67 casos receberam o diagnóstico da doença e foram encaminhados para o tratamento.  Aqui, além de todos os exames previstos, também teremos o alcance de mais de mil pessoas atendidas pelas ações de educação em saúde”, frisou.

Agendamentos Sesc Saúde Mulher

As mamografias serão ofertadas a mulheres de 50 a 69 anos; já os exames preventivos (citopatológicos) de 25 a 64 anos de idade. As interessadas poderão fazer os agendamentos diretamente no local, munidas das cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência e Cartão SUS. “Esperamos que esse serviço de fato atenda as mulheres da região, agradeço em nome do Piana essa parceria e esperamos que outros serviços itinerantes do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR também venham para o município”, pontuou o vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt.

Também prestigiaram a cerimônia o presidente da Câmara de Vereadores de Itaperuçu, Sebastião Guimarães; a diretora de Recursos Humanos do Senac PR,  Daniela Rosa  de  Lelis Oliveira – representando o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier; a coordenadora estadual da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, Cláudia Colpi; o diretor de Esporte, Lazer e Saúde do Sesc PR, Marcus Vinicius de Mello; o assessor de Planejamento do Sesc PR, Joil Baptistel; diretoras da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Curitiba; agentes de saúde do município, entre outros convidados e representantes do município. Alunos do Grupo Passo a Passo fizeram uma apresentação de agradecimento voltada às mulheres.

Confira as fotos do evento de lançamento aqui.